Jornal de Angola

Mandgel Sport faz jogo histórico no Bengo

- Silva Cacuti

do jogo entre o Clube Mandgel Sport e o 1º de Agosto “B”, marcado para 10 de Fevereiro, no campo do Instituto Superior Politécnic­o do Bengo, pontuável para a primeira-mão da eliminatór­ia da fase nacional da Taça de Angolana, vai marcar o desporto e o andebol, em particular, na província do Bengo, admitiu João Bumba, morador do bairro do Caboxa, comuna das Mabubas, em Caxito.

Residente a poucos metros do local do jogo, o ancião manifestou alegria e realçou o carácter histórico do desafio.

“Estou muito feliz de saber que vamos ter este jogo aqui. Nunca tivemos andebol de adultos na nossa província. Acho que vamos começar a falar do antes e do depois do Mandgel Sport, toda a vez que for contada a história do desporto na província do Bengo”, disse.

No dia 11 as duas equipas voltam a defrontar-se, para a segunda-mão, em Luanda, no Pavilhão Paulo Bunze.

A propósito da estreia do Bengo em provas de seniores da Federação Angolana de Andebol, a nossa reportagem ouviu Mandgel Zua, responsáve­l pelo projecto Mandgel Sport, surgido há cinco anos naquela província.

O patrono da equipa começou por garantir que a equipa vai manter-se nas competiçõe­s da FAAND.

“O Mandgel Sport surge não só para a Taça de Angola, mas para manter o andebol vivo na província do Bengo. Já pensamos nos próximos compromiss­os para aproveitar a proximidad­e com Luanda, o maior pólo do andebol no país”, assegurou. A equipa, disse, é constituíd­a por atletas da sua formação, com idades entre 20 e 22 anos.

“Aolongodes­tetempo,alguns atletas da nossa formação atingiram o escalão sénior, para não ficarem parados, decidimos avançar . É história, porque o Bengo nunca teve a oportunida­de de jogar a este nível “, comentou.

Na Taça de Angola, a equipa vai ser lançada no escalão. “As meninas vão trabalhar na perspectiv­a de dar o máximo de si. O nosso adversário é uma equipa forte, se houver alguma distracção do 1º de Agosto “B”, a tendência é passar da eliminatór­ia e ter uma participaç­ão positiva”.

Mandgel espera ter a casa cheia no primeiro jogo oficial de seniores femininos a ser disputado no Bengo.

“Certamente. Não há uma cultura da prática do andebol na província do Bengo, mas temos dado passos, porque marcamos presença nos zonais, já jogamos 'nacionais' em juniores femininos, em Malanje. A nossa sociedade tem estado a acompanhar este 'evoluir' do andebol.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola