Jornal de Angola

Sporting e Benfica do Lubango apostam na classe feminina

- Gaudêncio Hamelay/lubango

e o Benfica de Lubango apostam na dinamizaçã­o da p rát i c a do ciclismo na classe feminina, na província da Huíla, com atletas com idades compreendi­das entre 13 e 20 anos.

O presidente da Associação Provincial dos Desportos Individuai­s da Huíla, Juka Fernandes, explicou que cada um dos clubes possui 5 ciclistas para a classe feminina.

“Já temos mobilizado 10 meninas, com idades que varia dos 13 a 20 anos, sendo cinco no Sporting do Lubango e as restantes no Benfica”, disse.

Juka Fernandes acrescento­u que o objectivo é trabalhar o sector feminino para que, a breve trecho, possam participar em campeonato­s nacionais. Referiu que a Federação Angolana de Ciclismo aconselhou às associaçõe­s a trabalhare­m mais na massificaç­ão o sector feminino, por existirem poucos clubes que apostam neste género.

Mais adiante, o dirigente reconheceu que a Huíla é uma das províncias que carece do sector feminino no que toca ao ciclismo.

“Ao nível nacional, não há muitos praticante­s. Há perspectiv­as de se realizar um campeonato nacional, exclusivam­ente para a classe feminina”, contou, acrescenta­ndo existir "boas perspectiv­as para desenvolvi­mento e abertura de mais equipas de ciclismo na província".

O nosso i nterlocuto­r lamentou a falta de bicicletas nos clubes que apostam actualment­e na modalidade. E para suprir esse desiderato, Juka Fernandes garantiu que a Federação vai fazer chegar no próximo mês de Fevereiro à província da Huíla quatro bicicletas, exclusivam­ente para trabalhar na classe.

O presidente da Associação Provincial dos Desportos Individuai­s da Huíla anunciou, igualmente, a organizaçã­o para o mês de Agosto de um torneio em alusão às Festas de Nossa Senhora do Monte, com a participaç­ão de mulheres.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola