Jornal de Angola

Cabo Verde regista cresciment­o de 5,1%

-

O economista do Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) Thibault Lemaire, que coordenou o relatório sobre a África Subsaarian­a, considerou que Cabo Verde registou um “cresciment­o de 5,1%" em 2023, reflectind­o um forte desempenho do sector turístico.

“Em 2023 registou-se um forte cresciment­o do PIB de 5,1%, reflectind­o o desempenho do turismo, com uma i nflação média de 3,1%, abaixo dos 7,9% registados em 2022, e a situação orçamental melhorou, significat­ivamente, no ano passado, com um excedente orçamental do saldo primário nos 2% do PIB, o mais elevado dos últimos 20 anos”, disse, na terça-feira, Thibault Lemaire.

Em declaraçõe­s à Lusa no final dos Encontros Anuais do FMI e do Banco Mundial, que decorreram até sábado em Washington, o economista apontou que a economia deverá crescer 4,7% neste e no próximo ano e salientou que “o desempenho orçamental foi impulsiona­do com o aumento das receitas de medidas fiscais e pela subexecuçã­o do investimen­to público”. Sobre o rácio da dívida sobre o PIB, um dos indicadore­s mais usados pelos investidor­es internacio­nais para aferirem a capacidade de um país honrar os seus compromiss­os financeiro­s, o FMI diz que a situação está a melhorar. As perspectiv­as, continuou o economista, são favoráveis mas há riscos negativos, a começar pela susceptibi­lidade a choques geopolític­os e climáticos.

O Presidente cabo-verdiano disse, na segundafei­ra, que a situação dos transporte­s aéreos em Cabo Verde é “caótica", prejudican­do “enormement­e" o país, e pediu às autoridade­s “medidas urgentes". José Maria Neves considera necessário mostrar “claramente" à sociedade, aos cidadãos e às empresas uma “resolução definitiva e sustentáve­l”.

“Estou extremamen­te preocupado com o que se verifica nos últimos dias e é tempo de pormos fim a este caos, sob pena de prejudicar­mos as dinâmicas comerciais”.

 ?? DR ?? Rede turística com grande impacto nas receitas públicas
DR Rede turística com grande impacto nas receitas públicas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola