Jornal de Angola

STATUS O milenar pente afro

- Nilsa Batalha cultura.uol

O pente afro é bastante popular nos dias actuais, contudo, este acessório é muito mais antigo do que aparenta. Ele tem sido um símbolo de status em muitas sociedades africanas durante séculos. Eles são usados desde os tempos pré-históricos, tendo sido descoberto­s em formas muito refinadas em assentamen­tos que datam de cinco mil anos atrás.

Existem documentos arqueológi­cos que indicam a existência do pente há milhares de anos com uma certa variação de sociedade para sociedade. Estudos também mostram que o pente teve a sua origem em África, antes de reaparecer nas Américas e no Caribe.

Esses estudos apontam que o acessório teve origem há cerca de seis mil anos, no Egipto e arredores. Naquela época, a aparência do penteado era uma forma de ostentar o status social, região de origem ou até mesmo o estado civil da pessoa.

Exemplares do pente afro datados desse período, presentes no Museu Fitzwillia­m da Universida­de de Cambridge, Inglaterra, mostram que eram entalhados em madeira ou materiais semelhante­s. Na ponta da parte onde se segura o objecto, eram esculpidas imagens de animais e deuses.

Nas sociedades antigas, bem como nos tempos modernos, as mangas dos pentes afro são ornamentad­as com objectos que mostram artisticam­ente o status de uma pessoa. Estes incluem figuras humanas, padrões e imagens de elementos da natureza. O trabalho artístico espiritual também é frequentem­ente retratado nos pentes afro.

Nos anos 50, os afro-americanos ao tentar romper com o padrão de beleza europeu deixaram de alisar os fios de cabelo e começaram a assumir um visual mais identitári­o, forçando assim, o uso do pente afro.

O primeiro pente afro moderno a surgir foi patenteado em 1969 por dois negros americanos, Samuel H. Bundles Jr. e Henry M. Childrey. A patente coincide com o período da luta pelos direitos civis dos afro-americanos durante os anos 60. Diversos movimentos da causa negra aderiram ao estilo, e por consequênc­ia, ao pente afro.

Mais do que um acessório de beleza, ele tornou-se um símbolo de resistênci­a e luta contra o racismo em todo mundo.

Até aos dias de hoje, o pente afro é utilizado pelas pessoas negras para dar maior volume aos cabelos crespos.

Estão disponívei­s no mercado em diversos materiais como madeira, plástico ou metal.

O pente afro, basicament­e, consiste numa haste na vertical, com os “dentes” enfileirad­os no mesmo sentido, diferente de outros tipos de pentes, em que as cerdas ficam posicionad­as paralelame­nte, na horizontal. O formato, que lembra um garfo, ajuda no acto de “puxar” o cabelo crespo e a dar maior volume.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola