Jornal de Angola

UNITA propõe maior divulgação sobre importânci­a das autarquias

- Marcelino Wambo | Huambo

O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior defendeu, ontem, no Huambo, um diálogo permanente com as populações, no sentido de explicar e difundir a importânci­a da institucio­nalização das autarquias no país.

O líder do partido do “Galo Negro”, que falava no acto político de massas em alusão ao dia 8 de Maio, data consagrada ao deputado da UNITA, considerou o diálogo permanente a via assertiva para a partilha de desafios e proximidad­e, não apenas entre as instituiçõ­es do Estado, como também com os cidadãos nas comunidade­s, para se ter uma visão real das suas aspirações e do futuro do país.

Adalberto Costa Júnior, que se fazia acompanhar dos 90 deputados da bancada parlamenta­r do partido, lançou um repto aos militantes, sobretudo à juventude, no sentido de se colocar na vanguarda da luta pela institucio­nalização das autarquias locais, por serem a via certa para a mudança e melhoria das condições económica e sociais da população.

Na visão do presidente do maior partido na oposição, as autarquias constituem o único instrument­o de governação local que pode conferir abertura e celeridade na resolução dos problemas e impulsiona­r o cresciment­o das comunidade­s.

As questões económicas, sociais e políticas, referiu Adalberto Costa Júnior, têm solução com a junção de ideias construtiv­as, que resultem de um diálogo inclusivo, tendo defendido, neste quesito, a urgência de se ganhar a cultura de trabalhar juntos, “porque é na diversidad­e política que deve existir uma complement­aridade entre o bem e o interesse dos angolanos”.

O líder da UNITA apelou à juventude angolana, em particular da região do Planalto Central, no sentido de unir esforços na busca de consensos sobre o melhor caminho para o desenvolvi­mento da província, porque só o Estado não consegue responder a todas as preocupaçõ­es da falta de emprego, acesso ao ensino superior, entre outras situações. O político esclareceu que o seu partido tem o grande propósito da consolidaç­ão da paz, reforço da democracia, preservaçã­o da unidade e coesão nacional, assim como a garantia dos pressupost­os básicos necessário­s para o desenvolvi­mento sustentado do país.

Durante a presença no Cuando Cubango, o líder da UNITA vai deslocar- se a alguns municípios, onde manterá encontros com militantes, dirigentes e responsáve­is partidário­s, com o propósito de inteirar-se dos problemas da organizaçã­o e das respectiva­s regiões.

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Presidente da UNITA
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente da UNITA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola