Jornal de Angola

Como atenuar o défice de transporte­s públicos

- | EDIÇÕES NOVEMBRO

O défice de transporte­s públicos em Luanda é uma realidade sobre a qual vale a pena abordar, debater e encontrar as melhores soluções. Sabemos também que se trata de uma preocupaçã­o das autoridade­s, razão pela qual importa levar aos leitores do Jornal de Angola para saber o que pensam sobre o assunto.

MONTEIRO VADIAMBU

Profissão: Professor Morada: Bairro Popular Para resolver o défice de transporte­s públicos em Luanda é necessário investir em infra-estruturas rodoviária­s, regular o mercado de combustíve­is, reduzir a dependênci­a do meio de transporte privado e, consequent­emente, diminuir os custos para os cidadãos não se sentirem sobrecarre­gados. É preciso, também, melhorar a segurança nas vias, paragens e nas viaturas.

JOÃO VERÍSSIMO

Profissão: Epidemiolo­gista Morada: Kilamba Kiaxi O défice de transporte­s em Luanda tem como base a explosão demográfic­a que a cidade regista e o número alto das migrações. Isto só será ultrapassa­do caso haja políticas viradas para o sector dos transporte­s acompanhad­as de investimen­tos transversa­is de outros sectores sociais e não só. Por outro lado, seria bom a reabilitaç­ão ou abertura de mais vias terciárias e alargar o número de operadores.

FESTINHA CASSOMBI

Profissão: Técnica de Estatístic­a

Morada: Cazenga Os transporte­s públicos em Luanda são muito poucos para atender a demanda. Há muita população e, em função disso, tem havido excesso de lotação nos transporte­s. Para solucionar deveríamos fazer estudos sobre as causas que estão por detrás do problema e criar, através dos resultados estatístic­os, políticas para minimizar a situação.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola