Jornal de Angola

Maratona de Teatro acontece no Clube Recreativo da Humpata

Grupos de Luanda, Benguela, Cunene, Namibe e da Huíla vão partilhar experiênci­as, durante quatro dias para homenagear o actor Edson Pedro João

- Francisco Pedro | Lubango

edição da Maratona de Teatro da Huíla acontece de 16 a 19 deste mês na cidade do Lubango, em homenagem ao actor Edson Pedro João.

Sob o lema “Pela cultura e unidade da classe artística”, a Maratona vai decorrer no palco do Clube Recreativo da Humpata, sendo que os ingressos custam 500 kwanzas.

Três grupos da Huíla assumem a sessão de abertura, designadam­ente Horizontes da Vida, com a peça “Ele não quer se casar”, seguindo-se os grupos Twenda Twenda, com “Obsessão”, e Caf-teatro, com “Os nossos sonhos”.

A Maratona é organizada pelo grupo Nzola Teatro e visa o desenvolvi­mento e aprimorame­nto da cultura teatral, i ncentivand­o os talentos locais e proporcion­ar o espírito de união no seio de actores, encenadore­s, dramaturgo­s e técnicos das artes cénicas.

A Maratona visa, também, comemorar o segundo aniversári­o do grupo Nzola Teatro, que organiza o evento com a participaç­ão das companhias locais e provenient­es das províncias de Luanda, Benguela, Cunene e Namibe.

Segundo o secretário­geral da Associação de Teatro da Huíla, Jonas Nataniel, o principal objectivo é a promoção e o desenvolvi­mento do teatro no seio dos jovens, elevando o teatro a outros níveis.

No segundo dia, sobem ao palco os grupos Orquídeas, com “Última carta de saudade”, Samba ya Nj i l a (Luanda), com “Só sente quem já viveu” e Sabedoria d’arte (Benguela), que apresenta “Noite de núpcias”.

A Huíla volta a abrir no terceiro dia, com o grupo Tuehetekel­a, com a exibição da peça “No quarto D4”, seguindo-se o grupo Angras do Negro, da província do Namibe, com a peça “Um povo e Uma Só Nação”, e fecha com o grupo Estrela Nascente, do Cunene, com a peça “Jogos da vida”.

Para o encerramen­to, dia 19, a sessão abre com o grupo da província de Benguela, Geração Twapanga, com a peça “A culpa da mãe”, depois sobem ao palco actores do grupo La Strela New, da província do Namibe, com a obra “45 minutos de oxigénio” e mais tarde o grupo local, Pôr do Sol, que apresenta “O outro lado da moeda”.

Actor homenagead­o

Edson Pedro João, nascido a 6 de Outubro de 1988, fale

ceu a 5 de Maio de 2019. O actor pertencia ao Colectivo de Artes Pôr do Sol, onde desempenho­u as funções de director artístico. Ingressou no Colectivo de Artes Pôr do

Sol em 2008, grupo outrora denominado por Colectivo de Nossa Senhora das Dores - Missão Católica, sendo também director artístico da formação anterior.

 ?? FOTOS DR ?? Evento visa o desenvolvi­mento e aprimorame­nto da cultura teatral nos talentos locais
FOTOS DR Evento visa o desenvolvi­mento e aprimorame­nto da cultura teatral nos talentos locais
 ?? ?? Edson Pedro João pertencia ao Colectivo de Artes Pôr do Sol
Edson Pedro João pertencia ao Colectivo de Artes Pôr do Sol

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola