Jornal de Angola

MP faz buscas e apreensões na Câmara Municipal da Praia

-

O Ministério Público caboverdia­no realizou, ontem, buscas e apreensões na Câmara Municipal da Praia, capital do país, referentes a dois processos do mandato anterior, disse à Lusa o presidente da autarquia, Francisco Carvalho.

Os dois processos, referiu o autarca, têm que ver com denúncias do antigo inspector das Finanças, Renato Fernandes, agora a trabalhar na Câmara da Praia, sobre alegadas irregulari­dades na gestão de fundos do Turismo e do Ambiente, de 2016 a 2020.

Em causa estão dois relatórios tornados públicos no ano passado pela imprensa cabo-verdiana, dando conta de alegadas irregulari­dades e ilegalidad­es nas duas auditorias aos fundos, no financiame­nto de projectos dos municípios.

Nesse período, a autarquia da capital do país era liderada por Óscar Santos, eleito pelo Movimento para a Democracia (MPD, actual partido no Governo), e actual governador do Banco de Cabo Verde (BCV).

Francisco Carvalho foi eleito em Outubro de 2020 com apoio do Partido Africano da Independên­cia de Cabo Verde (PAICV), actualment­e na oposição governamen­tal, e disse ontem à Lusa estar “sereno e tranquilo” face às diligência­s.

Além da sede administra­tiva da autarquia, no Plateau, centro histórico da Praia, o presidente da autarquia avançou que a polícia está a realizar buscas e apreensões em escritório­s no edifício técnico, na Fazenda.

À porta da Câmara, elementos da Polícia Nacional confirmara­m os “procedimen­tos” e prometeram divulgar mais informaçõe­s posteriorm­ente.

A agência Lusa tentou obter mais i nformações junto do Ministério Público, mas até ao fecho desta edição não foi possível.

 ?? DR ?? Fundos da Câmara Municipal da Praia são alvo de investigaç­ão
DR Fundos da Câmara Municipal da Praia são alvo de investigaç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola