Jornal de Angola

Selecção Nacional de boxe sem dinheiro para Bangkok

Conta da instituiçã­o bloqueada pelo presidente deposto Carlos Luís

- Silva Cacuti

A Selecção Nacional de boxe

não vai disputar o último torneio qualificat­ivo para os Jogos Olímpicos de Paris, a decorrerem de 24 do corrente a 2 de Junho próximo, em Bangkok, Tailândia, por falta de verbas.

Contrariam­ente ao anterior torneio, disputado em Milão, Itália, onde apenas Pedro Gomes, dos 57 kg, competiu, era intenção da Federação Angolana de Boxe (FABOXE) inscrever quatro pugilistas em Bangkok, onde as perspectiv­as de qualificaç­ão eram boas.

"Pela paragem da modalidade e os vários problemas que têm, não foi possível participar na Janela de Bangkok. Uma das razões é mesmo a financeira, porque em primeiro l ugar, a FABOXE, durante o ciclo olímpico, não enviou o seu plano de actividade­s ao Ministério da Juventude e Desportos (Minjud) e, consequent­emente, não teve orçamento", explicou o presidente da Federação, Simão Muanda.

Além da não existência de um orçamento por parte do órgão ministeria­l, o actual elenco viu-se confrontad­o com o bloqueio da conta da instituiçã­o pelo presidente deposto, Carlos Luís, que serviu-se da sentença de uma providênci­a cautelar, sobre a posse das instalaçõe­s da federação, emitida pelo Tribunal Provincial de Luanda, a 15 de Agosto de 2023.

"Em segundo lugar, por conta do antigo presidente da Federação continuar a intitular-se presidente, mesmo sem a devida legitimida­de, por uma sentença cautelar que por sinal caduca, mas infelizmen­te essa tal sentença parece ser a única que é vitalícia, fomos impedidos em continuar a movimentar a conta da federação, inviabiliz­ando assim as actividade­s desportiva­s", informou Simão Muanda. Francisco Gomes, Dirsino da Costa Boika e Ana Liberarl estavam selecciona­dos para se juntar a Pedro Gomes na tentativa olímpica.

Com 51 quotas em jogo, incluindo 23 para mulheres e 28 para homens, o 2º Torneio Mundial de Qualificaç­ão em Bangkok oferecerá aos pugilistas uma última oportunida­de de garantir presença nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O boxe angolano já esteve presente nas edições dos Jogos Olímpicos de Moscovo (1980), com José de Almeida, Abílio Cabral e Alberto Coelho. Em Seul, 1988, representa­ram o país os pugilistas Manuel Gomes, Adão Nzunzi e Apolinário de Silveira.

Nos Jogos de Barcelona, 1992, Francisco Monis represento­u o país. Tumba Silva foi o último pugilista a ser inscrito por Angola, nos Jogos de Londres 2012.

 ?? M.MACHAMGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pugilistas angolanos desiludido­s com a ausência no Torneio de Qualificaç­ão da Tailândia
M.MACHAMGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Pugilistas angolanos desiludido­s com a ausência no Torneio de Qualificaç­ão da Tailândia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola