Re­de viá­ria da Huí­la cla­ma por in­ter­ven­ção

Jornal de Economia & Financas - - Construção -

O go­ver­na­dor pro­vin­ci­al da Huí­la, Luís da Fon­se­ca Nu­nes, dis­se que de 2006 a 2013, a pro­vín­cia be­ne­fi­ci­ou de in­ter­ven­ções de re­a­bi­li­ta­ção de es­tra­das, que abran­geu cer­ca de 937 qui­ló­me­tros (km), al­guns dos quais ne­ces­si­tam de in­ter­ven­ção de re­cu­pe­ra­ção, re­a­bi­li­ta­ção e ma­nu­ten­ção.

Luís da Fon­se­ca Nu­nes, que fa­la­va na ce­ri­mó­nia de aber­tu­ra do II Con­se­lho Con­sul­ti­vo do Mi­nis­té­rio da Cons­tru­ção e Obras Pú­bli­cas in­for­mou que as gran­des in­ter­ven­ções que a pro­vín­cia da Huí­la be­ne­fi­ci­ou a ní­vel das in­fra-es­tru­tu­ras ro­do­viá­ri­as es­tão a ser­vir para fa­ci­li­tar as li­ga­ções com o li­to­ral Nor­te, em di­rec­ção a Ben­gue­la e Lu­an­da e Hu­am­bo, e a Sul em di­rec­ção a Cu­ne­ne e a Re­pú­bli­ca da Na­mí­bia.

Re­fe­riu que a pro­vín­cia tem uma ma­lha ro­do­viá­ria ex­ten­sa de 4.662.2 km, des­tas 1.635,5 da re­de pri­má­ria, 3.027 se­cun­dá­ria e ter­ciá­ria.

“Te­mos ne­ces­si­da­de de es­ta­be­le­cer as li­ga­ções nos sentidos Nor­te e in­te­ri­or da pro­vín­cia, on­de con­cen­tram-se as prin­ci­pais áre­as de pro­du­ção agrí­co­la de ce­re­ais das le­gu­mi­no­sas e até da pro­du­ção mi­nei­ra”, in­for­mou. In­di­cou as es­tra­das da Ma­ta­la-Mu­lon­do, Qui­pun­go-Chi­com­ba-Ca­con­da, Ca­con­da - Chi­pin­do-Cu­van­go, Cu­van­go-Cas­sin­ga-Tcha­mu­te­te-Cu­ne­ne, Cu­van­go-Ca­ta­ta-Me­non­gue, Ca­con­da-Cus­se-Caá­la.

Des­ta­cou igual­men­te a con­clu­são da es­tra­da km 16-co­mu­na da Huí­la-Pa­lan­ca, que te­rá fun­ção de es­tra­da de cir­cun­va­la­ção para ser­vir o trá­fe­go pe­sa­do de li­ga­ção en­tre Chi­bia e Hum­pa­ta, sem pas­sar pelo cen­tro da ci­da­de do Lu­ban­go.

Re­fe­riu que ao ní­vel de pon­tes, dis­se, é im­por­tan­te que o Mi­nis­té­rio da Cons­tru­ção e Obras Pú­bli­cas dis­po­ni­bi­li­ze 600 me­tros de pon­tes me­tá­li­cas para a mon­ta­gem em es­tra­das se­cun­dá­ri­as e ter­ciá­ri­as, prin­ci­pal­men­ta na es­tra­da Ma­tal-Cu­van­go. AM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.