“Nas­cer Li­vre para Bri­lhar” mo­bi­li­za

Jornal de Economia & Financas - - Lazer -

A cam­pa­nha “Nas­cer Li­vre para Bri­lhar” vai cri­ar um mo­vi­men­to na­ci­o­nal de res­pon­sa­bi­li­da­de in­di­vi­du­al, cha­man­do a aten­ção dos an­go­la­nos para uma res­pos­ta con­cer­ta­da, com o en­vol­vi­men­to de mem­bros do Exe­cu­ti­vo, em­pre­sas pú­bli­cas e pri­va­das e or­ga­ni­za­ções in­ter­na­ci­o­nais e da so­ci­e­da­de ci­vil lo­cais, de acor­do com uma no­ta do Ga­bi­ne­te da pri­mei­ra-da­ma da Re­pú­bli­ca de An­go­la, Ana Di­as Lou­ren­ço.

No do­cu­men­to, tor­na­do pú­bli­co no úl­ti­mo sá­ba­do, na ci­da­de do Lu­e­na, por oca­sião do 1 de De­zem­bro - Dia Mun­di­al de Lu­ta con­tra a SIDA, lê-se que a cam­pa­nha pre­vê en­vol­ver pes­so­as com ca­pa­ci­da­de in­di­vi­du­al, que pos­sam aju­dar a ven­cer as bar­rei­ras que per­pe­tu­am o es­tig­ma e a des­cri­mi­na­ção.

O do­cu­men­to su­bli­nha que, es­te ano, a lu­ta con­tra a epi­de­mia ga­nha um novo im­pul­so, com o en­vol­vi­men­to ac­ti­vo da pri­mei­ra-da­ma da Re­pú­bli­ca de An­go­la, que li­de­ra a cam­pa­nha “Nas­cer Li­vre para Bri­lhar”.

A no­ta su­bli­nha que o com­pro­mis­so as­su­mi­do pe­los che­fes de Es­ta­do do con­ti­nen­te, na 29ª As­sem­bleia Ge­ral da União Afri­ca­na, tem co­mo ob­jec­ti­vo prin­ci­pal a er­ra­di­ca­ção da SIDA pe­diá­tri­ca até 2030, atra­vés da eli­mi­na­ção da trans­mis­são do HIV da mãe para o fi­lho.

A mag­ni­tu­de do de­sa­fio, que em gran­de parte dos ca­sos es­tá li­ga­do às bar­rei­ras so­ci­o­cul­tu­rais que im­pe­dem as mães grá­vi­das de fa­ze­rem o tes­te e co­me­ça­rem ime­di­a­ta­men­te o tra­ta­men­to para evi­tar a trans­mis­são ver­ti­cal, mo­ti­vou a pri­mei­ra-da­ma a op­tar por uma ac­ção jun­to de vá­ri­os seg­men­tos da so­ci­e­da­de, de acor­do com o do­cu­men­to.

Com du­ra­ção de três anos, a cam­pa­nha fun­da­men­ta-se nu­ma men­sa­gem di­rec­ta, di­ri­gi­da a ca­da an­go­la­no, se­gun­do a qu­al a lu­ta con­tra o HIV/SIDA só é ven­ci­da com o en­vol­vi­men­to de to­dos.

A ini­ci­a­ti­va de Ana Di­as Lou­ren­ço alia-se às estratégias do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Lu­ta Con­tra a Sida que, baseada nas me­tas e com­pro­mis­sos glo­bais as­su­mi­dos pelo país, ela­bo­rou re­cen­te­men­te um Pla­no Na­ci­o­nal de Aceleração da Pre­ven­ção da Trans­mis­são do HIV de mãe para fi­lho.

EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Pri­mei­ra-Da­ma da Re­pú­bli­ca de An­go­la, Ana Di­as Lou­ren­ço

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.