Dí­vi­da do Pa­pa­gro aos cam­po­ne­ses es­tá a ser amor­ti­za­da e em 2019 se­rá con­cluí­da

Mi­nis­té­rio do Co­mér­cio es­tá a tra­ba­lhar, para que o país pos­sa be­ne­fi­car mais da ac­ti­vi­da­de for­mal

Jornal de Economia & Financas - - Primeira Página -

O ex­tin­to Pro­gra­ma de Aqui­si­ção de Por­du­tos Agro-pe­cu­a­ri­os(Pa­pa­gro), afec­to ao Mi­nis­te­rio do Co­mér­cio, dei­xou jun­to dos cam­po­ne­ses uma dí­vi­da ava­li­a­da em 142 mi­lhões de kwan­zas.

A afir­ma­ção é do mi­nis­tro do Co­mér­cio, Jof­fre Van-Dú­nem, quan­do ques­ti­o­na­do so­bre o an­da­men­to de al­guns pro­gra­mas li­ga­dos ao seu pe­lou­ro. O go­ver­nan­te dis­se que es­ta dí­vi­da já es­tá a ser amor­ti­za­da, pre­ven­do-se ser pa­ga, na to­ta­li­da­de, em 2019.

O mi­nis­tro afir­mou que, da­da a ne­ces­si­da­de de ori­en­tar me­to­do­lo­gi­ca­men­te os ór­gãos lo­cais do Es­ta­do e de re­for­ço do cum­pri­men­to do De­cre­to Pre­si­den­ci­al 20/18, de 29 de Ja­nei­ro, que es­ta­be­le­ce o Re­gi­me Ge­ral de De­li­mi­ta­ção e Des­con­cen­tra­ção de Com­pe­tên­ci­as e Co­or­de­na­ção da Ac­tu­a­ção Ter­ri­to­ri­al da Ad­mi­nis­tra­ção Cen­tral e da Ad­mi­nis­tra­ção Lo­cal do Es­ta­do, pre­ten­de-se tra­ba­lhar para que o país pos­se be­ne­fi­ci­ar mais do co­mér­cio for­mal, a to­dos os ní­veis.

Fa­lan­do à im­pren­sa, Jof­fre Van-Dú­nem não pre­ci­sou o número exac­to de co­mer­ci­an­tes exis­ten­tes em An­go­la. En­tre­tan­to, re­fe­riu que “es­ta ques­tão não pas­sa ape­nas pelo re­cen- se­a­men­to dos co­mer­ci­an­tes. O pro­ces­so pas­sa por uma pro­gra­ma­ção, or­ça­men­to e lo­ca­li­za­ção exac­ta dos mes­mos”.

“Nes­te mo­men­to te­mos o pro­gra­ma de co­mér­cio ru­ral trans­ver­sal, que já foi apro­va­do pelo Con­se­lho de Mi­nis­tros e abar­ca ou­tros mi­nis­té­ri­os”, dis­se. O Mi­nis­té­rio do Co­mér­cio re­a­li­zou, no dia 29, a 1ª reu­nião téc­ni­ca me­to­do­ló­gi­ca do co­mér­cio para a ma­te­ri­a­li­za­ção das ac­ções pre­vis­tas no pla­no do sec­tor.

VIGAS DA PURIFICAÇÃO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Mi­nis­tro Jof­fre Van-Dú­nem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.