PERS­PEC­TI­VA MACROECONÓ­MICA PARA 2019

Jornal de Economia & Financas - - Destaque -

As pre­vi­sões ma­cro­e­co­nó­mi­cas para 2019, re­vis­tas es­te mês pe­lo Exe­cu­ti­vo, as­si­na­lam a re­to­ma do cres­ci­men­to do PIB (Pro­du­to In­ter­no Bru­to) a uma ta­xa bai­xís­si­ma de 0,3 por cen­to, jus­ti­fi­ca­da pe­la ta­xa ne­ga­ti­va de cres­ci­men­to do sec­tor pe­tro­lí­fe­ro de 2,8 por cen­to, in­cluin­do a pro­du­ção de LNG e do PIB não pe­tro­lí­fe­ro de 1,6 por cen­to.

A en­tra­da em pro­du­ção de no­vos blo­cos não te­rá efei­to ime­di­a­to na mi­ti­ga­ção dos cus­tos de pro­du­ção. Por is­so, an­te­ci­pa-se uma re­du­ção do vo­lu­me de pro­du­ção em cer­ca de 8,7 por cen­to fa­ce a pre­vi­são do OGE 2019.

O Exe­cu­ti­vo es­tá a en­vi­dar es­for­ços no sen­ti­do de re­di­rec­ci­o­nar o per­fil de­clí­nio da pro­du­ção pe­tro­lí­fe­ra. Para tal, conta com o apoio di­rec­to das com­pa­nhi­as ope­ra­do­ras do sec­tor, ten­do in­clu­si­ve cri­a­do, em 2017, uma co­mis­são de ava­li­a­ção do sec­tor pe­tro­lí­fe­ro, li­de­ra­da pe­lo Mi­nis­té­ri­os dos Re­cur­sos Mi­ne­rais e Pe­tró­le­os e in­te­gra­da pe­lo Mi­nis­té­rio das Fi­nan­ças, que for­mu­lou as re­co­men­da­ções es­tra­té­gi­cas para o re­for­ço dos in­ves­ti­men­tos no sec­tor.

Adi­ci­o­nal­men­te, o Exe­cu­ti­vo tem le­va­do a ca­bo o pro­ces­so da re­es­tru­tu­ra­ção ins­ti­tu­ci­o­nal do sec­tor pe­tro­lí­fe­ro e es­se pro­ces­so já le­vou à se­pa­ra­ção das fun­ções con­ces­si­o­ná­ria e operadora da So­nan­gol, que de­ve con­fe­rir fo­co e mai­or efi­ci­ên­cia pro­du­ti­va a es­sa em­pre­sa pú­bli­ca.

Para es­te ano, fo­ram igual­men­te de­fi­ni­das es­tra­té­gi­as ori­en­ta­das para a re­cu­pe­ra­ção da pro­du­ção pe­tro­lí­fe­ra en­tre as quais o rei­ní­cio de pro­du­ção dos cam­pos Raia, Ba­gre e Al­ba­co­re, no Blo­co 2/05, o res­ta­be­le­ci­men­to e me­lho­ria da in­jec­ção de água em vá­ri­as con­ces­sões, a en­tra­da em pro­du­ção do cam­po Van­dum­bu, do Blo­co 15/06, e do Pó­lo Ka­om­bo Sul, do Blo­co 32.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.