BNA re­duz ta­xa bá­si­ca em 15,50%

A de­ci­são foi to­ma­da com in­fla­ção em rit­mo de­cres­cen­te ob­ser­va­da nos últimos do­ze me­ses

Jornal de Economia & Financas - - Mercados - Vâ­nia Iná­cio

OCo­mi­té de Po­lí­ti­ca Mo­ne­tá­ria (CPM) do Ban­co Cen­tral de­ci­diu na pas­sa­da sex­ta fei­ra (24), re­du­zir a ta­xa BNA em 0,25 pon­to per­cen­tu­al, para 15,50 por cen­to. Com a re­du­ção, a ta­xa bá­si­ca de ju­ros vol­ta ao mes­mo ní­vel de Ja­nei­ro des­te ano.

Em sua úl­ti­ma reu­nião, no úl­ti­mo mês de Mar­ço, o CPM ha­via man­ti­do a ta­xa BNA em 15, 75 por cen­to, per­cen­tu­al que se man­te­ve por dois me­ses con­se­cu­ti­vos.

No co­mu­ni­ca­do di­vul­ga­do no si­te do BNA, o CPM afir­mou que as de­ci­sões fo­ram in­flu­en­ci­a­das pe­lo fac­to da in­fla­ção ho­mó­lo­ga con­ti­nu­ar com a tra­jec­tó­ria de­cres­cen­te.

A evo­lu­ção da Ba­se Mo­ne­tá­ria em mo­e­da na­ci­o­nal, va­riá­vel ope­ra­ci­o­nal da po­lí­ti­ca mo­ne­tá­ria, que con­traiu 0,54 por cen­to nos últimos do­ze me­ses, es­te­ve na ba­se da de­ci­são.

Tran­sac­ção mo­ne­tá­ria

No relatório, o CPM ex­pli­cou que em Abril, no mer­ca­do mo­ne­tá­rio in­ter­ban­cá­rio foi tran­sac­ci­o­na­do um flu­xo to­tal de 393,93 mil mi­lhões de kwan­zas, re­gis­tan­do um au­men­to de 115,61 mil mi­lhões de kwan­zas (41,54 por cen­to) fa­ce ao pe­río­do an­te­ri­or. Es­te é o mai­or va­lor do ano, quan­do em com­pa­ra­ção com o to­tal dos me­ses de Ja­nei­ro e Fe­ve­rei­ro, o so­ma­tó­rio foi de 261,19 mil mi­lhões de kwan­zas, mais 33, 5 por cen­to.

A Lui­bor na ma­tu­ri­da­de over­night si­tu­ou-se em 15,73 por cen­to, o que re­pre­sen­tou uma re­du­ção de 15,76 fa­ce ao ní­vel de Mar­ço de 2019.

No mês de Abril, o stock do cré­di­to em mo­e­da na­ci­o­nal registou uma ex­pan­são men­sal de 2,06 por cen­to, fa­ce à re­la­ti­va estabilida­de re­gis­ta­da no mês de Mar­ço, quan­do nos últimos 12 me­ses, de­cres­ceu em tor­no dos 1,41 por cen­to.

O Ín­di­ce de Pre­ços no Con­su­mi­dor Na­ci­o­nal (IPCN) apre­sen­tou uma variação men­sal de 1,05 por cen­to, in­fe­ri­or à re­gis­ta­da no mês an­te­ri­or (1,09 por cen­to) e uma variação ho­mó­lo­ga de 17,36.

Quan­to ao Ín­di­ce de Pre­ços Gros­sis­ta (IPG) a variação men­sal fi­xou-se em 1,39 por cen­to, mai­or em re­la­ção aos 1,35 re­gis­ta­dos no mês de Mar­ço

A variação ho­mó­lo­ga foi de 17,17 por cen­to, su­pe­ri­or à ve­ri­fi­ca­da no pe­río­do an­te­ri­or que foi de 17,13 por cen­to.

Uma no­ta re­gis­ta­da é que desde me­a­dos de 2018, a variação do IPG dos pro­du­tos na­ci­o­nais tem si­do su­pe­ri­or a dos pro­du­tos im­por­ta­dos.

No que to­ca as Re­ser­vas In­ter­na­ci­o­nais Bru­tas (RIB) si­tu­a­ram-se em 16,33 mil mi­lhões de dó­la­res em Abril, re­pre­sen­tan­do um grau de co­ber­tu­ra de im­por­ta­ções de bens e ser­vi­ços de 8,97 me­ses.

Mar­ço

Dos da­dos di­vul­ga­dos o CPM in­for­mou que nos me­ses de Mar­ço e Abril des­te ano, o BNA ven­deu ao mer­ca­do um montante to­tal de 1,56 mil mi­lhões de dó­la­res, con­tra os 1,43 mil mi­lhões de dó­la­res ven­di­dos em Ja­nei­ro e Fe­ve­rei­ro. A re­fe­ri­da ven­da foi efec­ti­va­da atra­vés dos ban­cos co­mer­ci­ais.

Em com­pa­ra­ção ao pe­río­do ho­mó­lo­go (Mar­ço e Abril de 2018), fo­ram ven­di­dos 1,64 mil mi­lhões de dó­la­res, re­gis­tan­do uma di­mi­nui­ção de 5,03 por cen­to.

Em Mar­ço, a conta de bens registou um sal­do su­pe­ra­vi­tá­rio de 2,07 mil mi­lhões de dó­la­res, sen­do que o va­lor to­tal das ex­por­ta­ções foi de 2,98 mil mi­lhões de dó­la­res e das im­por­ta­ções de 909,01 mi­lhões.

Igual­men­te, em Abril a conta registou um su­pe­ra­vit de 1,93 mil mi­lhões de dó­la­res, on­de as ex­por­ta­ções si­tu­a­ram-se em 2,86 mil mi­lhões e as im­por­ta­ções em usd 923,64 mi­lhões de dó­la­res.

Com ba­se nos números o CPM con­cluiu que nos dois me­ses ana­li­sa­dos, a conta de bens apre­sen­tou o mes­mo com­por­ta­men­to, re­gis­tan­do um au­men­to de 108,83 por cen­to, fa­ce aos dois me­ses an­te­ri­o­res (Ja­nei­ro e Fe­ve­rei­ro).

A pró­xi­ma reu­nião do CPM es­tá mar­ca­da para o dia 26 de Ju­lho de 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.