Cam­bân­dua tem a vi­da fa­ci­li­ta­da

Má­qui­na en­tre­gue tem ca­pa­ci­da­de para pro­ces­sar 1.400 qui­lo­gra­mas/ho­ra

Jornal de Economia & Financas - - Infra-estrutura -

Uma má­qui­na de descasque de ar­roz, com ca­pa­ci­da­de para pro­ces­sar mil e 400 qui­lo­gra­mas/ ho­ra, foi en­tre­gue se­gun­da-fei­ra aos cam­po­ne­ses as­so­ci­a­dos na co­mu­na da Cam­bân­dua, 52 qui­ló­me­tros a Su­do­es­te da ci­da­de do Cui­to, pro­vín­cia do Bié, pe­lo go­ver­no da pro­vín­cia.

A má­qui­na, ava­li­a­da em 13 mi­lhões de kwan­zas, foi en­tre­gue pe­lo go­ver­na­dor pro­vin­ci­al, Pereira Al­fre­do, para quem o in­ves­ti­men­to in­cen­ti­va­rá os cam­po­ne­ses a au­men­ta­rem as áre­as de cul­ti­vo de ar­roz.

A má­qui­na vai per­mi­tir que os cam­po­ne­ses de 28 as­so­ci­a­ções dei­xem de pre­pa­rar o ar­roz usan­do al­mo­fa­ri­zes.

Eli­as Tchi­lin­gue­pa­ta, ad­mi­nis­tra­dor da co­mu­na da Cam­bân­dua dis­se na oca­sião, que a má­qui­na vai per­mi­tir o descasque de uma quan­ti­da­de de ar­roz aci­ma de 106 to­ne­la­das na pre­sen­te cam­pa­nha agrí­co­la, mais 50 em re­la­ção à épo­ca tran­sac­ta.

A co­mu­na da Cam­bân­dua tem 17 mil, 365 ha­bi­tan­tes, dis­tri­buí­dos em 79 al­dei­as. O cul­ti­vo de ar­roz foi re­to­ma­do em 2001, de­pois da pa­ra­li­sa­ção desde 1980, de­vi­do à guer­ra.

Na pre­sen­te cam­pa­nha agrí­co­la, fo­ram cul­ti­va­dos 130 hec­ta­res para a pro­du­ção de ar­roz, sen­do 50 para mul­ti­pli­ca­ção de se­men­tes e 80 para a pro­du­ção.

Por ou­tro la­do, o Go­ver­no dis­po­ni­bi­li­zou 133 mil mi­lhões de kwan­zas des­ti­na­do a po­ten­ci­ar os ope­ra­do­res eco­nó­mi­cos do país, com vis­ta a re­lan­çar as em­pre­sas e im­pul­si­o­nar o Pro­gra­ma de Apoio à Pro­du­ção, Di­ver­si­fi­ca­ção das Ex­por­ta­ções e Subs­ti­tui­ção de Im­por­ta­ções (Pro­de­si), se­gun­do a co­or­de­na­do­ra para as pro­vín­ci­as do Hu­am­bo e Bié, Lu­zia Pedro.

MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Uma de­bu­lha­do­ra em ope­ra­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.