BUHA­RI TO­MA POS­SE DE­POIS DE FOR­TES PRO­TES­TOS NA NI­GÉ­RIA

Jornal de Economia & Financas - - África -

O Pre­si­den­te da Ni­gé­ria, Muham­ma­du Buha­ri, to­mou pos­se, esta semana em Abu­ja, para o se­gun­do man­da­to, pro­me­ten­do mais uma vez com­ba­ter a in­se­gu­ran­ça e a cor­rup­ção en­dé­mi­ca do mai­or pro­du­tor de pe­tró­leo da Áfri­ca. “Eu, Muham­ma­du Buha­ri, pro­me­to ser le­al à Re­pú­bli­ca Fe­de­ral da Ni­gé­ria e de­sem­pe­nhar as mi­nhas fun­ções o me­lhor pos­sí­vel, (...) res­pei­tan­do a Cons­ti­tui­ção”, dis­se o che­fe de Es­ta­do, de 76 anos.

A ce­ri­mó­nia de to­ma­da de pos­se acon­te­ce três me­ses após as elei­ções, que de­cor­re­ram em Fe­ve­rei­ro, mas fo­ram con­tes­ta­das pe­la opo­si­ção.

Muham­ma­du Buha­ri foi re­e­lei­to na pri­mei­ra vol­ta das elei­ções, fi­can­do à fren­te do seu prin­ci­pal ri­val, Ati­ku Abu­ba­kar, que não re­co­nhe­ceu a vi­tó­ria de Buha­ri e re­cor­reu para o Su­pre­mo Tri­bu­nal.

Buha­ri, lí­der do par­ti­do no po­der, Con­gres­so dos Pro­gres­sis­tas (APC), ob­te­ve cer­ca de 15,2 mi­lhões de vo­tos (53% dos bo­le­tins su­fra­ga­dos), en­quan­to Abu­ba­kar, ca­be­ça de lis­ta do Par­ti­do Po­pu­lar De­mo­crá­ti­co (PDP), con­se­guiu 11,2 mi­lhões (39%), se­gun­do os re­sul­ta­dos anun­ci­a­dos na al­tu­ra.

O lí­der do APC ob­te­ve a mai­o­ria em 19 dos 36 es­ta­dos do país e mais de 25 por cen­to dos vo­tos em 32 es­ta­dos, mais oito do que os exi­gi­dos pe­la lei para a ob­ten­ção da vi­tó­ria sem re­cur­so a uma se­gun­da vol­ta.

A par­ti­ci­pa­ção nas elei­ções no país mais po­pu­lo­so de Áfri­ca (com 191 mi­lhões de ha­bi­tan­tes - nú­me­ro ofi­ci­al, mui­to con­ser­va­dor), para as quais es­ta­vam re­gis­ta­dos 82,3 mi­lhões de elei­to­res, foi de 34,75 por cen­to, com ape­nas 28,6 mi­lhões de pes­so­as a de­po­si­ta­rem nas ur­nas o res­pec­ti­vo vo­to.

Os go­ver­na­do­res elei­tos tam­bém es­tão a ser em­pos­sa­dos nas ca­pi­tais dos es­ta­dos do país.

DR

Pre­si­den­te da Ni­gé­ria, Muham­ma­du Buha­ri vai cum­prir o se­gun­do man­da­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.