Por­tal do Mu­ní­ci­pe ar­re­ca­da kz 800 mi­lhões

A mé­dia men­sal con­se­gui­da é de 165 mi­lhões de kwan­zas fru­to dos ser­vi­ços pres­ta­dos pe­las ad­mi­nis­tra­ções mu­ni­ci­pais e dis­tri­tais a ní­vel de Lu­an­da

Jornal de Economia & Financas - - Finanças - Vâ­nia Iná­cio

O Por­tal do Mu­ní­ci­pe da pro­vín­cia de Lu­an­da ga­ran­tiu mais de 800 mi­lhões de kwan­zas aos Co­fres do Es­ta­do des­de o iní­cio do ano. O va­lor re­pre­sen­ta 72 por cen­to do to­tal ar­re­ca­da­do em 2018, se­gun­do in­for­mou na pas­sa­da sex­ta-fei­ra, a se­cre­tá­ria de Es­ta­do pa­ra o Or­ça­men­to.

Aia Eza da Sil­va, dis­se ser a mé­dia men­sal con­se­gui­da de 165 mi­lhões de kwan­zas, fru­to dos ser­vi­ços pres­ta­dos pe­las ad­mi­nis­tra­ções mu­ni­ci­pais e dis­tri­tais a ní­vel da ca­pi­tal.

“Cha­mo aten­ção pa­ra mai­or cri­a­ti­vi­da­de por par­te dos ges­to­res mu­ni­ci­pais e dis­tri­tais, pa­ra a ge­ra­ção de re­cei­tas pró­pri­as, me­di­an­te o cum­pri­men­to es­cru­pu­lo­so das re­gras de exe­cu­ção or­ça­men­tal. É in­dis­pen­sá­vel uma cor­rec­ta pla­ni­fi­ca­ção da ac­ti­vi­da­de fi­nan­cei­ra nos mu­ni­cí­pi­os, atra­vés de ins­tru­men­tos co­mo a pro­gra­ma­ção fi­nan­cei­ra”, dis­se.

Os da­dos fo­ram di­vul­ga­dos num se­mi­ná­rio so­bre “Re­cei­tas lo­cais e exe­cu­ção fi­nan­cei­ra”, e de­cor­reu nu­ma ini­ci­a­ti­va do GPL, com o pro­pó­si­to de do­tar os qu­a­dros da ad­mi­nis­tra­ção lo­cal de téc­ni­cas so­bre re­cei­tas, a go­ver­nan­te.

Re­la­ti­va­men­te ao ano de 2018, a se­cre­tá­ria de Es­ta­do in­for­mou que se re­gis­tou uma ver­ba na or­dem dos kz 594 mi­lhões.

O vi­ce-go­ver­na­dor de Lu­an­da Lino Se­bas­tião en­ten­de es­tar o va­lor ar­re­ca­da­do ain­da aquém do po­ten­ci­al da ren­da men­sal, po­rém, afir­ma que o grá­fi­co é cla­ra­men­te ex­po­nen­ci­al e po­si­ti­vo.

“O pro­pó­si­to é con­ti­nu­ar a po­ten­ci­ar a ar­re­ca­da­ção das re­cei­tas lo­cais, e a gran­de ques­tão cin­ge-se na uni­for­mi­za­ção do ní­vel de exe­cu­ção e das mul­tas a se­rem apli­ca­das nos di­fe­ren­tes mu­ni­cí­pi­os”, afir­mou.

As re­cei­tas mu­ni­ci­pais, além das re­cei­tas que re­sul­tam dos im­pos­tos, pro­ve­em de li­cen­ças, da ac­ti­vi­da­de que a ad­mi­nis­tra­ção de­sen­vol­ve que vão des­de a emis­são de ates­ta­dos, li­cen­ças , ex­plo­ra­ção de par­ques de mer­ca­dos, en­tre ou­tros.

EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Aia Eza da Sil­va se­cre­tá­ria de Es­ta­do pa­ra o Or­ça­men­to di­ri­giu a for­ma­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.