Em­pre­sá­ri­os que­rem mais trans­pa­rên­cia

Go­ver­no lo­cal de­ve cri­ar con­di­ções que per­mi­tam uma mai­or con­cor­rên­cia

Jornal de Economia & Financas - - Empresas -

Os em­pre­sá­ri­os da pro­vín­cia do Cu­ne­ne de­fen­de­ram, es­ta se­ma­na, em Ond­ji­va, a ne­ces­si­da­de do go­ver­no lo­cal ser mais trans­pa­ren­te na ad­ju­di­ca­ção das obras de re­cu­pe­ra­ção e re­a­bi­li­ta­ção de 171 fu­ros de água, no âm­bi­to do com­ba­te da se­ca.

A re­co­men­da­ção foi apre­sen­ta­da du­ran­te um en­con­tro en­tre o go­ver­na­dor pro­vin­ci­al do Cu­ne­ne, Vi­gí­lio Tyo­va, e a clas­se em­pre­sa­ri­al, du­ran­te a qual fo­ram unâ­ni­mes em afir­mar que o go­ver­no de­ve dar mais opor­tu­ni­da­de aos em­pre­sá­ri­os lo­cais.

O pre­si­den­te da câ­ma­ra dos em­pre­sá­ri­os, Fran­cis­co Bo­leth Sa­lu, dis­se que no de­cor­rer da aber­tu­ra dos con­cur­sos in­fe­liz­men­te mui­tos em­pre­sá­ri­os lo­cais fo­ram ex­cluí­dos da lis­ta, dan­do opor­tu­ni­da­de às em­pre­sas de pro­vín­ci­as vi­zi­nhas.

La­men­tou o fac­to das 25 em­pre­sas se­lec­ci­o­na­das pa­ra re­cu­pe­ra­ção e re­a­bi­li­ta­ção de 171 fu­ros de água ne­nhu­ma é da pro­vín­cia, si­tu­a­ção que pre­o­cu­pa a clas­se em­pre­sa­ri­al lo­cal.

Em res­pos­ta, Vi­gí­lio Tyo­va, ex­pli­cou que o Go­ver­no, atra­vés do Mi­nis­té­rio da Ener­gia e Águas, pro­cu­rou se­lec­ci­o­nar aque­las em­pre­sas que reú­nem con­di­ções téc­ni­cas e hu­ma­nas. A ideia é im­ple­men­tar a cur­to tem­po o pro­gra­ma de emer­gên­cia, de­vi­do a si­tu­a­ção crítica que as pes­so­as afec­ta­das es­tão a vi­ver des­de Ou­tu­bro de 2018.

O go­ver­nan­te es­cla­re­ceu que o go­ver­no pro­cu­rou equi­li­brar, pois das 25 em­pre­sas ad­ju­di­ca­das 20 são lo­cais e as res­tan­tes são das pro­vín­ci­as da Huí­la e de Lu­an­da.

A se­ca no Cu­ne­ne já afec­tou 857 mil e 443 pes­so­as, de um to­tal de 171.488 fa­mí­li­as e 907 mil e 572 ca­be­ças de ga­do, de Ou­tu­bro de 2018 até pre­sen­te da­ta.

DR

Go­ver­na­dor ou­viu as em­pre­sas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.