Con­su­mi­do­res no Hu­am­bo pa­gam dí­vi­das de há um ano

Em­pre­sa Na­ci­o­nal de Dis­tri­bui­ção re­cu­pe­rou cer­ca de 716 mi­lhões e 225 mil kwan­zas da dí­vi­da acu­mu­la­da pe­los seus cli­en­tes

Jornal de Economia & Financas - - Infra-estrutura -

A Em­pre­sa Na­ci­o­nal de Dis­tri­bui­ção (EN­DE) na pro­vín­cia do Hu­am­bo re­cu­pe­rou, des­de finais de 2017 ao mês de Maio des­te ano, cer­ca de 716 mi­lhões e 225 mil kwan­zas da dí­vi­da acu­mu­la­da pe­los seus cli­en­tes das ci­da­des do Hu­am­bo e Caá­la.

A in­for­ma­ção foi avan­ça­da es­ta se­ma­na em de­cla­ra­ções à An­gop, pe­lo che­fe do De­par­ta­men­to Co­mer­ci­al da EN­DE, Clau­di­no Lus­sa­ti, re­fe­rin­do que a dí­vi­da ac­tu­al es­ti­mar-se em mil mi­lhões, 166 mi­lhões e 771 mil, con­tra os mil mi­lhões, 882 mi­lhões e 996 mil kwan­zas, con­tro­la­das até finais de 2017.

Os con­su­mi­do­res do­més­ti­cos de­vem 565 mi­lhões, os ór­gãos do Es­ta­do 277 mi­lhões e as pe­que­nas em­pre­sas 138 mi­lhões.

Apon­tou às cam­pa­nhas de sen­si­bi­li­za­ção dos cli­en­tes so­bre a im­por­tân­cia do pa­ga­men­to de ener­gia eléc­tri­ca, bem co­mo a co­bran­ça co­er­ci­va, me­di­an­te os cor­tes no for­ne­ci­men­to, efec­tu­a­das du­ran­te o pe­río­do em aná­li­se, co­mo es­tan­do na ba­se da re­du­ção da dí­vi­da.

Em ter­mos de di­vi­sões ad­mi­nis­tra­ti­va, apon­tou o bair­ro do Ben­fi­ca co­mo sen­do a zo­na com mai­ot dí­vi­da acu­mu­la­da, com 71 mi­lhões, ao pas­so que o bair­ro do Ma­co­lo­co é o que de­ve me­nos, com ape­nas seis mi­lhões.

Avan­çou que a ins­ti­tui­ção con­ti­nua a cri­ar es­tra­té­gi­as pa­ra re­a­ver o to­tal da dí­vi­da jun­to dos con­su­mi­do­res, atra­vés do re­for­ço da sen­si­bi­li­za­ção so­bre a im­por­tân­cia do pa­ga­men­to da ener­gia, ne­go­ci­a­ção em ter­mos de co­bran­ça e a re­a­li­za­ção do cor­tes.

Cons­ta igual­men­te da es­tra­té­gia, o alar­ga­men­to do sis­te­ma pré-pa­go , de mo­do a ga­ran­tir mai­or con­tro­lo no pro­ces­so de fac­tu­ra­ção e co­bran­ça.

EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Cen­tro da ci­da­de do Hu­am­bo es­tá ca­da vez mais ilu­mi­na­da e mo­vi­men­ta­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.