FAS de­ve en­qua­drar-se no PDN

Jornal de Economia & Financas - - Infra-estrutura -

A se­cre­tá­ria de Es­ta­do pa­ra a Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, Lau­rin­da Pra­ze­res Cardoso, des­ta­cou, na quar­ta-fei­ra, em Mban­za Kon­go, a ne­ces­si­da­de de o Fun­do de Apoio So­ci­al (FAS) do­tar as co­mu­ni­da­des lo­cais de mé­to­dos de pro­du­ção de ri­que­za, pri­vi­le­gi­an­do a for­ma­ção e in­tro­du­ção de téc­ni­cas adap­ta­das à re­a­li­da­de lo­cal.

Pa­ra Lau­rin­da Pra­ze­res Cardoso, que fa­la­va na aber­tu­ra da 2ª reu­nião do Con­se­lho Con­sul­ti­vo Alar­ga­do des­ta ins­ti­tui­ção, é im­por­tan­te que o FAS apri­mo­re a sua in­ter­ven­ção com mai­or ali­nha­men­to ao Pro­gra­ma de De­sen­vol­vi­men­to Na­ci­o­nal (PDN) re­fe­ren­te ao qua­drié­nio 2018/2022.

Pa­ra a se­cre­tá­ria de Es­ta­do, o no­vo con­tex­to do país exi­ge do FAS di­ag­nós­ti­cos so­bre os di­fe­ren­tes pro­ble­mas sócio-eco­nó­mi­cos, as áre­as e lo­ca­li­da­des me­nos de­sen­vol­vi­das, pa­ra me­lho­rar as su­as po­ten­ci­a­li­da­des e con­se­quen­te con­cep­ção de pro­gra­mas de de­sen­vol­vi­men­to co­mu­ni­tá­rio mais ade­qua­dos.

Lau­rin­da Pra­ze­res Cardoso re­fe­riu-se tam­bém a ne­ces­si­da­de de co­or­de­na­ção de pro­gra­mas e pro­jec­tos que vi­sem a pro­mo­ção do de­sen­vol­vi­men­to lo­cal.

Por ou­tro la­do, va­lo­ri­zou o re­for­ço da ca­pa­ci­da­de das ins­ti­tui­ções da ad­mi­nis­tra­ção lo­cal que vi­sam do­tar as es­tru­tu­ras de or­ga­ni­za­ção do Es­ta­do de qu­a­dros com ap­ti­dões e ha­bi­li­da­des técnico-pro­fis­si­o­nais ca­pa­zes de aten­der as de­man­das da ad­mi­nis­tra­ção lo­cal.

Nes­te âm­bi­to, re­fe­riu-se à ne­ces­si­da­de da ela­bo­ra­ção de pla­nos di­rec­to­res mu­ni­ci­pais (PDM), ins­tru­men­tos que do­ta­rão às ad­mi­nis­tra­ções dos mu­ni­cí­pi­os com fer­ra­men­tas pa­ra uma ges­tão par­ti­ci­pa­ti­va, efi­ci­en­te, efi­caz e mais pró­xi­ma dos ci­da­dãos.

No seu en­ten­der, os PDM vão me­lho­rar o de­sem­pe­nho das ad­mi­nis­tra­ções mu­ni­ci­pais e res­pon­der as pre­o­cu­pa­ções e ne­ces­si­da­des das po­pu­la­ções, no âm­bi­to do pro­ces­so da des­con­cen­tra­ção ad­mi­nis­tra­ti­va em cur­so e ten­do em vis­ta às au­tar­qui­as lo­cais.

No Con­se­lho Con­sul­ti­vo es­tão em aná­li­se ques­tões que se pren­dem com a im­ple­men­ta­ção dos agen­tes de de­sen­vol­vi­men­to.

DR

Con­su­mi­do­res po­de­rão pa­gar mais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.