Há fra­ca ade­são ao per­dão fis­cal

Jornal de Economia & Financas - - Lazer - Ja­que­li­no Fi­guei­re­do no Soyo

A fra­ca ade­são ao re­gi­me ex­cep­ci­o­nal pa­ra re­gu­la­ri­za­ção da ele­va­da Dí­vi­da Fis­cal, Adu­a­nei­ra e a de Se­gu­ran­ça So­ci­al, ava­li­a­da em mais de 600 mil mi­lhões de kwan­zas, pre­o­cu­pa a Ad­mi­nis­tra­ção Ge­ral Tri­bu­tá­ria (AGT) na re­gião. Do mon­tan­te em re­fe­rên­cia, mais de 10,6 mi­lhões de kwan­zas ape­nas fo­ram até ago­ra re­cu­pe­ra­dos pe­lo Es­ta­do.

Os con­tri­buin­tes par­ti­cu­la­res e co­lec­ti­vos con­traí­ram os mon­tan­tes no pe­río­do de Ja­nei­ro de 2013 a 31 de De­zem­bro de 2017, a ní­vel da pro­vín­cia do Zai­re.

De acor­do com a sua de­le­ga­da, Su­za­na Ru­fi­no, que ma­ni­fes­tou a pre­o­cu­pa­ção na quar­ta-fei­ra, 05, ao JE, a AGT na re­gião con­ti­nua a tra­ba­lhar na sen­si­bi­li­za­ção dos con­tri­buin­tes em to­das re­par­ti­ções fis­cais, de­le­ga­ções e pos­tos adu­a­nei­ros com vis­ta a ver res­ga­ta­da a re­fe­ri­da dí­vi­da até ao fi­nal de 2019.

Su­za­na Ru­fi­no avan­çou que, de Ja­nei­ro a Maio do cor­ren­te, 63 con­tri­buin­tes ape­nas ade­ri­ram ao re­gi­me do per­dão fis­cal.

A res­pon­sá­vel in­for­mou que mais de 300 con­tri­buin­tes co­lec­ti­vos (em­pre­sas) ain­da não sal­da­ram a sua dí­vi­da a ní­vel da pro­vín­cia do Zai­re, pe­lo fac­to de pre­ten­de­rem fa­zê-lo a pres­ta­ções ape­nas, por ser bas­tan­te ele­va­da.

Qu­es­ti­o­na­do so­bre a fra­ca ade­são dos con­tri­buin­tes ao re­gi­me ex­cep­ci­o­nal da re­gu­la­men­ta­ção da Dí­vi­da Fis­cal, Adu­a­nei­ra e pa­ra a Se­gu­ran­ça So­ci­al, Su­za­na Ru­fi­no, dis­se ha­ver ain­da tem­po pa­ra tais em­pre­sas po­de­rem ade­rir e sal­da­rem o que de­vem até ao úl­ti­mo dia do ano em cur­so.

Até ao pra­zo, co­mo avan­çou, a AGT vai con­ti­nu­ar a sen­si­bi­li­zar os con­tri­buin­tes pa­ra ade­ri­rem ao re­gi­me ex­cep­ci­o­nal, por­que ca­so não o fi­ze­rem até 30 de Ju­nho do cor­ren­te, vão ser obri­ga­dos a pa­gar com as de­vi­das ta­xas de ju­ro, mul­tas e cus­tas pro­ces­su­ais, o que po­de com­pli­car a sua si­tu­a­ção fi­nan­cei­ra.

O re­gi­me ex­cep­ci­o­nal adop­ta­do pe­lo Es­ta­do an­go­la­no vi­sa re­du­zir o ele­va­do ní­vel de en­di­vi­da­men­to dos con­tri­buin­tes, quer par­ti­cu­la­res, quer co­lec­ti­vos, no sen­ti­do de re­lan­çar a eco­no­mia na­ci­o­nal, per­mi­tir a ma­nu­ten­ção e vi­a­bi­li­za­ção das ac­ti­vi­da­des das em­pre­sas e dos agen­tes eco­nó­mi­cos.

A fal­ta de re­gu­la­ri­za­ção de im­pos­tos in­qui­e­ta a AGT na pro­vín­cia do Zai­re

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.