Dí­vi­da a Cu­ba en­ga­ja Go­ver­no

Jornal de Economia & Financas - - Actualidad­e -

O Go­ver­no an­go­la­no es­tá a tra­ba­lhar com au­to­ri­da­des cu­ba­nas pa­ra re­gu­la­ri­zar os atra­sa­dos da dí­vi­da exis­ten­te com es­se país do Ca­ri­be, anun­ci­ou nes­ta quin­ta-fei­ra, em Ha­va­na, a se­cre­tá­ria de Es­ta­do da Finanças e Te­sou­ro.

Ci­ta­da pe­la An­gop, Ve­ra Da­ves fa­lou no fi­nal de um en­con­tro com a vi­ce-mi­nis­tra das Finanças e Pre­ços de Cu­ba, Lour­des Ro­dri­gues Ruiz, a quem ex­pli­cou que a si­tu­a­ção di­fí­cil que An­go­la atra­ves­sa for­çou a acu­mu­la­ção de atra­sa­dos com en­ti­da­des na­ci­o­nais e es­tran­gei­ras, in­cluin­do Cu­ba.

Tal co­mo ocor­re com os cre­do­res in­ter­nos, Ve­ra Da­ves dis­se ser tam­bém ne­ces­sá­rio man­ter vá­ri­as ron­das ne­go­ci­ais com os fi­nan­ci­a­do­res ex­ter­nos, co­mo Cu­ba, pa­ra de­fi­nir os ter­mos de li­qui­da­ção des­tes pas­si­vos.

“Fe­liz­men­te o diá­lo­go foi pro­fí­cuo, iden­ti­fi­ca­mos os me­lho­res ca­mi­nhos pa­ra a re­gu­la­ri­za­ção, que es­tá a ser fei­ta, res­pei­tan­do as res­tri­ções de te­sou­ra­ria que An­go­la tem”, afir­mou.

De acor­do com a se­cre­tá­ria, foi es­ta­be­le­ci­da uma pon­te de diá­lo­go, pa­ra as­se­gu­rar que as du­as ins­ti­tui­ções se­jam co­mo co­ad­ju­to­ras, de um qua­dro ma­cro de cooperação, mui­to fo­ca­do nos sec­to­res da edu­ca­ção, saú­de, de­fe­sa e ou­tros.

Ve­ra Da­ves e Lour­des Ro­dri­gues Ruiz en­ten­dem ser ne­ces­sá­rio man­ter en­con­tros com mais frequên­cia, pa­ra que a par­tir de ago­ra ha­ja um mai­or con­tro­lo da cooperação e pa­ra que os con­tra­tos as­si­na­dos, de par­te a par­te se­jam mais fluí­dos, vi­san­do a op­ti­mi­za­ção de re­cur­sos.

A se­cre­tá­ria de Es­ta­do das Finanças e Te­sou­ro, Ve­ra Da­ves, in­te­gra a de­le­ga­ção an­go­la­na, en­ca­be­ça­da pe­lo mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ma­nu­el Au­gus­to, que es­tá em Ha­va­na des­de ter­ça-fei­ra.

EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Ve­ra Da­ves abor­dou com ho­mó­lo­ga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.