Ni­ge­ria con­fis­ca con­ta ocul­ta de Sa­ni Aba­cha

Jornal de Economia & Financas - - África -

Mais de 267 mi­lhões de dó­la­res per­ten­cen­tes ao an­ti­go pre­si­den­te ni­ge­ri­a­no, Sa­ni Aba­cha, fo­ram con­fis­ca­dos de uma con­ta ban­cá­ria em Jer­sey, uma ilha si­tu­a­da no Ca­nal da Man­cha, no­ti­ci­ou on­tem (6) a BBC.

Se­gun­do o Fun­do de Re­cu­pe­ra­ção de Ac­ti­vos Ci­vis de Jer­sey, o mon­tan­te en­con­tra­do nes­ta con­ta ban­cá­ria é fru­to da cor­rup­ção or­ga­ni­za­da no país sob a pre­si­dên­cia de Sa­ni Aba­cha nos anos 90.

Uma em­pre­sa de fa­cha­da de­no­mi­na­da Do­ra­vil­le de­ti­nha os fun­dos que fo­ram con­ge­la­dos em 2014. Após uma ba­ta­lha ju­rí­di­ca de cin­co anos, o di­nhei­ro foi ago­ra re­cu­pe­ra­do e se­rá par­ti­lha­do en­tre Jer­sey, Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca (EUA) e a Ni­gé­ria.

O pro­cu­ra­dor-ge­ral de Jer­sey, Ro­bert McRae QC, dis­se que o con­fis­co “de­mons­trou o en­ga­ja­men­to de Jer­sey no com­ba­te ao cri­me fi­nan­cei­ro in­ter­na­ci­o­nal e o bran­que­a­men­to de ca­pi­tais”.

Des­co­nhe­ce-se ain­da qual se­rá o mo­do de dis­tri­bui­ção dos 267 mi­lhões de dó­la­res, nem quan­to de­ve­rá ser ca­na­li­za­do pa­ra ca­da Go­ver­no.

O Serviço de Jus­ti­ça de Jer­sey re­jei­tou co­men­tar a de­ci­são da di­vi­são des­ses fun­dos

en­tre os três paí­ses, ale­gan­do que is­to po­de­ria “afec­tar as dis­cus­sões em cur­so”.

O Go­ver­no de Jer­sey in­di­cou que en­trou em con­tac­to com os Es­ta­dos Uni­dos em 2007 pa­ra exi­gir a aber­tu­ra de um pro­ces­so ju­di­ci­al nos tri­bu­nais nor­te-ame­ri­ca­nos so­bre os fun­dos la­va­dos.

O De­par­ta­men­to de Jus­ti­ça dos EUA já con­fis­cou mi­lhões de dó­la­res na Ni­gé­ria, ten­do con­de­na­do Sa­ni Aba­cha e seus as­so­ci­a­dos por ope­ra­ções de lavagem de di­nhei­ro por in­ter­mé­dio do sec­tor ban­cá­rio ame­ri­ca­no.

Após uma “ex­ten­sa” re­co­lha de ele­men­tos de pro­vas em di­ver­sas ju­ris­di­ções in­ter­na­ci­o­nais, os fun­dos fo­ram con­ge­la­dos pe­la Cor­te Re­al em 2014 e fi­nal­men­te trans­fe­ri­dos ao Fun­do de Re­cu­pe­ra­ção de Ac­ti­vos Ci­vis a 31 de Maio.

Es­te va­lor é ape­nas uma frac­ção dos mi­lha­res de dó­la­res que te­ri­am si­do des­vi­a­dos e bran­que­a­dos sob a pre­si­dên­cia de Aba­cha.

No ano pas­sa­do, as au­to­ri­da­des suí­ças de­vol­ve­ram 300 mi­lhões de dó­la­res ao Go­ver­no ni­ge­ri­a­no após a des­co­ber­ta de que ti­nham si­do des­vi­a­dos de fun­dos pú­bli­cos.

O di­nhei­ro de­vol­vi­do se­rá do­a­do a 300 mil fa­mí­li­as ni­ge­ri­a­nas nos pró­xi­mos seis anos.

Um por­ta-voz do De­par­ta­men­to dos As­sun­tos Ju­rí­di­cos de Jer­sey dis­se que te­ve de en­fren­tar “con­tes­ta­ções e re­cur­sos” até ao tri­bu­nal su­pre­mo de Jer­sey, bem co­mo “pro­ces­sos separados” por uma ter­cei­ra par­te pro­ve­ni­en­te de um tri­bu­nal dos EUA.

DR

Au­to­ri­da­des lo­cais pro­cu­ram ti­rar di­vi­den­dos dos va­lo­res que per­te­ci­am ao an­ti­go che­fe-de-Es­ta­do ago­ra re­cu­pe­ra­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.