Au­to­ri­da­de Na­ci­o­nal sur­ge pa­ra de­fen­der o con­su­mi­dor

Jornal de Economia & Financas - - Destaque -

No âm­bi­to do es­tu­do so­bre o for­ta­le­ci­men­to da po­lí­ti­ca de de­fe­sa co­mer­ci­al, o Mi­nis­té­rio do Co­mér­cio re­a­li­zou, no úl­ti­mo fim- de-se­ma­na, em Lu­an­da, uma reu­nião com mais de 70 ope­ra­do­res eco­nó­mi­cos e re­pre­sen­tan­tes de di­ver­sas ins­ti­tui­ções do sec­tor.

O en­con­tro te­ve co­mo pon­tos de abor­da­gem, as me­di­das cor­rec­ti­vas de de­fe­sa co­mer­ci­al, an­ti-dum­ping, com­pen­sa­tó­ri­as e de sal­va­guar­das.

De acor­do com as in­di­ca­ções a que o JE te­ve aces­so, o mes­mo en­con­tro te­ve ain­da co­mo pa­no de fun­do, a pro­tec­ção con­tra im­por­ta­ções re­a­li­za­das de for­ma des­le­al e com­pe­ti­ti­vi­da­de in­ter­na.

A reu­nião que foi pre­si­di­da pe­lo Se­cre­tá­rio de Es­ta­do do Co­mér­cio, Ama­deu Lei­tão Nu­nes, foi re­a­li­za­do em par­ce­ria com a com­po­nen­te de as­sis­tên­cia téc­ni­ca - ACOM, pro­jec­to de apoio ao Mi­nis­té­rio do Co­mér­cio, da União Eu­ro­peia.

O pe­ri­to não-per­ma­nen­te do ACOM, Lu­cas Bi­an­chi­ni, es­cla­re­ceu co­mo o sec­tor pri­va­do po­de­rá, atra­vés do Mi­nis­té­rio do Co­mér­cio, so­li­ci­tar es­tas me­di­das, e co­mo de­ve­rá pre­pa­rar- se pa­ra so­li­ci­tar a apli­ca­ção de uma me­di­da de de­fe­sa co­mer­ci­al, com o ob­jec­ti­vo de for­ta­le­cer a po­lí­ti­ca co­mer­ci­al no que to­ca à de­fe­sa dos in­te­res­ses na­ci­o­nais do sec­tor.

Dis­se que, em ge­ral, a apli­ca­ção des­sas me­di­das re­sul­ta na co­bran­ça de uma ta­xa adi­ci­o­nal na im­por­ta­ção de um de­ter­mi­na­do pro­du­to, pe­lo que a mes­ma per­mi­ti­rá aos sec­to­res re­cu­pe­rar a com­pe­ti­ti­vi­da­de fren­te às im­por­ta­ções de pro­du­tos si­mi­la­res ori­gi­ná­ri­os de ou­tros paí­ses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.