Ran­king “ob­ten­ção de cré­di­to” si­na­li­za fra­que­zas

Jornal de Economia & Financas - - Finanças -

O re­la­tó­rio Doing Bu­si­ness do Ban­co Mun­di­al de 2019 clas­si­fi­cou Angola na po­si­ção 184 num to­tal de 190 eco­no­mi­as no in­di­ca­dor de “Ob­ten­ção de Cré­di­to”. A pes­qui­sa apu­rou que o mai­or vo­lu­me de em­prés­ti­mo(cer­ca de 75 por cen­to) cen­trou- se em sec­to­res não pro­du­ti­vos co­mo imo­bi­liá­rio, cons­tru­ção e em­prés­ti­mos pa­ra o con­su­mo.

Os da­dos que fo­ram avan­ça­dos por um re­pre­sen­tan­te da Ace­le­ra Angola, de­no­ta que es­sa re­a­li­da­de li­mi­ta o pa­pel do sec­tor fi­nan­cei­ro na di­ver­si­fi­ca­ção, e a fal­ta de aces­so ao fi­nan­ci­a­men­to, que au­men­tou sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te en­tre 2010 e 2016, são fac­to­res que con­tri­bu­em pa­ra o en­fra­que­ci­men­to dos ní­veis de pou­pan­ça no país.

De acor­do com da­dos avan­ça­dos pe­lo BNA, o pro­jec­to Ban­ki­ta, cri­a­do em 2011, dos acor­dos ce­le­bra­dos com 13 ban­cos comerciais, per­mi­ti­ram a aber­tu­ra de 836 mil 451 con­tas ban­cá­ri­as, 304 cam­pa­nhas re­a­li­za­das, até ao mo­men­to ac­tu­al (2019). O pro­jec­to que na al­tu­ra ti­nha si­do lan­ça­do pa­ra in­cen­ti­var a po­pu­la­ção em ge­ral à pou­pan­ça, ca­mi­nha até ao mo­men­to de for­ma aca­nha­da.

Dos pro­gra­mas co­mo a In­ser­ção de con­teú­dos de li­te­ra­cia financeira no sis­te­ma de en­si­no na­ci­o­nal, com ar­ran­que pre­vis­to em 2015, pa­re­cem até ao mo­men­to não sur­tir o efei­to de­se­ja­do. O re­fe­ri­do acor­do ti­nha si­do na al­tu­ra as­si­na­do com o Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção ( MED).

O pro­jec­to ti­nha co­mo fi­na­li­da­de, mo­ti­var jo­vens es­tu­dan­tes pa­ra a apren­di­za­gem con­tí­nua e in­ser­ção de con­teú­dos em dis­ci­pli­nas trans­ver­sais.

O lan­ça­men­to do con­cur­so na­ci­o­nal anu­al de Edu­ca­ção Financeira com ar­ran­que pre­vis­to pa­ra 2017, até ao mo­men­to tam­bém ain­da não se ma­te­ri­a­li­zou.

A ca­pi­tal lu­an­den­se, com 27 por cen­to da po­pu­la­ção, re­pre­sen­ta 90 do cré­di­to to­tal e 95 dos de­pó­si­tos to­tais de to­do o país.

DR

Pro­gra­ma Ban­ki­ta é uma ini­ci­a­ti­va do BNA e subs­cri­to por vá­ri­os par­cei­ros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.