BNA VEN­DE USD 750 MI­LHÕES ES­TE MÊS

Jornal de Economia & Financas - - Bolsas & Acções -

O Ban­co Na­ci­o­nal de Angola fez sa­ber, atra­vés de um co­mu­ni­ca­do que, es­te mês, se­rá ven­di­da mo­e­da es­tran­gei­ra no va­lor equi­va­len­te de usd 750.000.000,00 (se­te­cen­tos e cin­quen­ta mi­lhões de dó­la­res dos Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca), por via de lei­lões de pre­ço.

De acor­do com o ban­co cen­tral, após ca­da ses­são, vai ser di­vul­ga­do no por­tal ins­ti­tu­ci­o­nal do BNA, o mon­tan­te dis­po­ni­bi­li­za­do, o nú­me­ro de par­ti­ci­pan­tes, as ta­xas de câm­bio má­xi­ma e mí­ni­ma ad­mi­ti­das bem co­mo a ta­xa de câm­bio mé­dia re­sul­tan­te da ses­são.

Pa­ra es­ta pri­mei­ra se­ma­na, de 2 a 6, em dois lei­lões, nos di­as 2 e 3, fo­ram dis­po­ni­bi­li­za­dos ao to­do usd 287 mi­lhões. A ta­xa mé­dia pon­de­ra­da é de kz 366,346, com 19 ban­cos no pri­mei­ro dia e 23 no se­gun­do, res­pec­ti­va­men­te.

No mês de Agos­to, fo­ram efec­tu­a­dos três lei­lões se­ma­nais, sen­do que no pri­mei­ro, que de­cor­reu nos di­as 5, 7 e 8, fo­ram pos­tos à dis­po­si­ção da ban­ca, ao to­do, mais de usd160 mi­lhões. As mes­mas des­ti­na­ram- se às ope­ra­ções pri­va­das, li­qui­da­ção de CDI, vi­a­gens, car­tões, trans­fe­rên­ci­as cor­ren­tes e sa­lá­ri­os, além de mer­ca­do­ri­as e ser­vi­ços com o ex­te­ri­or. A mé­dia de par­ti­ci­pan­tes foi de 20 ban­cos. A ta­xa mé­dia nas ope­ra­ções foi num mí­ni­mo de kz 356,354, con­tra um má­xi­mo de 362,247.

No lei­lão se­guin­te, is­so na se­ma­na de 12 a 16, o BNA pôs à dis­po­si­ção dos ban­cá­ri­os um to­tal de usd 15 mi­lhões. Par­ti­ci­pa­ram 14 ban­cos com uma ta­xa mé­dia pon­de­ra­da de kz 365,674.

Na se­ma­na de 19 a 23 de Agos­to, o Ban­co Na­ci­o­nal de Angola (BNA) dis­po­ni­bi­li­zou usd 110 mi­lhões. Par­ti­ci­pa­ram seis (6) ban­cos sob ta­xa mé­dia pon­de­ra­da de kz 365,659 por ca­da dó­lar ven­di­do.

EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Aces­so às di­vi­sas man­tém ní­veis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.