1.000 to­ne­la­das es­tão dis­po­ní­veis

Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra e Flo­res­tas ga­ran­te apoio aos pro­du­to­res na­ci­o­nais

Jornal de Economia & Financas - - Agricultur­a - João Cons­tan­ti­no no Cuito

As pro­vín­ci­as do Hu­am­bo, Bié, Huí­la, Ben­gue­la e Cu­an­za Sul têm já dis­po­ní­veis 1.000 to­ne­la­das de adu­bo do ti­po “MPK” pa­ra as­se­gu­rar o iní­cio da épo­ca agrí­co­la 2019/2020.

A afir­ma­ção é do di­rec­tor na­ci­o­nal da Agri­cul­tu­ra, An­tó­nio So­zi­nho, que jus­ti­fi­cou a apos­ta nes­tas cin­co pro­vín­ci­as pe­lo fac­to das chu­vas te­rem ini­ci­a­do mais ce­do, em com­pa­ra­ção com às de­mais.

“Es­tas pro­vín­ci­as são as prin­ci­pais pro­du­to­ras de ce­re­ais do país e a preparação da épo­ca agrí­co­la já te­ve iní­cio”, jus­ti­fi­cou.

Com a apro­xi­ma­ção do iní­cio das chu­vas e da aber­tu­ra do “ano agrí­co­la”, des­ta­cou, há a ne­ces­si­da­de de se co­lo­car os in­su­mos e im­puts nas áre­as de cul­ti­vo.

Sa­li­en­tou que exis­te em stock 6.250 to­ne­la­das de adu­bo, nos ar­ma­zéns dos nos­sos for­ne­ce­do­res no país.

Por ou­tro la­do, ga­ran­tiu que den­tro das pró­xi­mas se­ma­nas, o sec­tor pre­ten­de re­for­çar, quer em adu­bos “MPK”, co­mo em ou­tros adu­bos sim­ples (sul­fa­to de amó­nio, ureia, clo­re­to de po­tás­sio).

“Es­ta me­di­da vai per­mi­tir que al­guns agri­cul­to­res que quei

ES­TAS PRO­VÍN­CI­AS SÃO AS PRIN­CI­PAIS PRO­DU­TO­RAS DE CE­RE­AIS DO PAÍS E A PREPARAÇÃO DA ÉPO­CA AGRÍ­CO­LA JÁ TE­VE INÍ­CIO

ram co­me­çar a cul­ti­var te­nham já al­gum adu­bo” dis­se.

Quan­to as se­men­tes, nu­ma pri­mei­ra fa­se, re­ve­lou, o sec­tor es­tá a dis­tri­buir cer­ca de 1.150 to­ne­la­das pro­du­zi­das in­ter­na­men­te.

“São se­men­tes de mi­lho e ba­ta­ta- re­na. Em ter­mos de fei­jão ti­ve­mos pou­cos agri­cul­to­res a pro­du­zir se­men­tes es­te ano”, su­bli­nhou.

EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

A pro­vín­cia da Huí­la tem se des­ta­ca­do na dis­tri­bui­ção de ins­tru­men­tos agrí­co­las

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.