Abas­te­ci­men­to de água po­tá­vel po­de me­lho­rar

Jornal de Economia & Financas - - Agricultur­a -

Cer­ca de 5.000 ha­bi­tan­tes da lo­ca­li­da­de de Mu­xa­lu­an­do, mu­ni­cí­pio de Nam­bu­an­gon­go, na pro­vín­cia do Ben­go, vão be­ne­fi­ci­ar de água po­tá­vel, com a con­clu­são das obras do pro­jec­to de re­a­bi­li­ta­ção da cap­ta­ção exis­ten­te.

Se­gun­do uma no­ta do Mi­nis­té­rio da Ener­gia e Águas, o se­cre­tá­rio de Es­ta­do pa­ra as Águas, Lu­cré­cio Cos­ta, acom­pa­nha­do pe­lo vi­ce- go­ver­na­dor do Ben­go, Do­min­gos Gui­lher­me, vi­si­ta­ram, na pas­sa­da se­gun­da-fei­ra, as obras de re­for­ço de abas­te­ci­men­to de água da re­gião, que te­rá a uma ca­pa­ci­da­de de 55 me­tros cú­bi­cos por ho­ra (m3/ h).

O pro­jec­to te­rá uma con­du­ta adu­to­ra de água bru­ta em de 160mm, com cin­co qui­ló­me­tros ( km) de ex­ten­são. A de­le­ga­ção go­ver­na­men­tal vi­si­tou ain­da a es­ta­ção de tra­ta­men­to de água di­men­si­o­na­da pa­ra 50 m3/ h, 5.150 km de re­de de dis­tri­bui­ção em Pe­ad, 12 li­ga­ções do­mi­ci­li­a­res, 50 li­ga­ções por tor­nei­ras de quin­tal e 6 cha­fa­ri­zes.

No fi­nal da vi­si­ta, re­ve­la a fon­te, Lu­cré­cio Cos­ta e sua co­mi­ti­va man­ti­ve­ram um en­con­tro de aus­cul­ta­ção so­bre o avan­ço da obra, dei­xan­do igual­men­te al­gu­mas ori­en­ta­ções e re­co­men­da­ções.

Es­ti­ve­ram pre­sen­tes na re­fe­ri­da vi­si­ta, di­rec­to­res na­ci­o­nais, as­ses­so­res, con­sul­to­res do MINEA, ad­mi­nis­tra­dor da Em­pre­sa Pú­bli­ca de Águas de Lu­an­da ( EPAL), res­pon­sá­veis da Em­pre­sa Pú­bli­ca de Águas e Sa­ne­a­men­to do Ben­go ( EPAS), além de res­pon­sá­veis do go­ver­no pro­vin­ci­al do Ben­go, ad­mi­nis­tra­dor mu­ni­ci­pal do Nam­bu­an­gon­go, téc­ni­cos, en­tre ou­tros.

O mu­ni­cí­pio de Nam­bu­an­gon­go tem co­mo se­de a vi­la de Mu­xa­lu­an­do. Até 2014, o mu­ni­cí­pio ti­nha 61.024 ha­bi­tan­tes. É com­pos­to pe­las co­mu­nas de Ca­ge, Ca­na­cas­sa­la, Gom­be, Mu­xa­lu­an­do, Qui­cun­zo, Qi­xi­co e Za­la.

DR

O pro­jec­to vai be­ne­fi­ci­ar 5.000 pes­so­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.