EM­PRE­SA SUBSIDIÁRI­A NO MER­CA­DO

Jornal de Economia & Financas - - Gestão -

A em­pre­sa é um agen­te eco­nó­mi­co que uti­li­za os fac­to­res de pro­du­ção (ter­ra, tra­ba­lho ou ca­pi­tal) a fim de maximizar os seus lu­cros. Exis­tem vá­ri­os ti­pos de em­pre­sas, en­tre as quais es­tão as em­pre­sas sub­si­diá­ri­as.

EM­PRE­SA-MATRIZ TEM UM EXCESSIVO CON­TRO­LO GE­RAL SO­BRE A SUBSIDIÁRI­A

Prin­cí­pio de sub­si­di­a­ri­e­da­de Es­te ti­po de em­pre­sa ema­na o cha­ma­do prin­cí­pio da sub­si­di­a­ri­e­da­de, da qual afir­ma que uma fun­ção de­ve ser exer­ci­da por quem es­tá mais pró­xi­mo de­la. Des­ta for­ma, uma em­pre­sa subsidiári­a é aque­la su­bor­di­na­da à ou­tra mai­or.

Es­ta su­bor­di­na­ção é ge­ral­men­te fei­ta atra­vés da com­pra mas­si­va de ac­ções da em­pre­sa subsidiári­a. Em ou­tras pa­la­vras, pa­ra que exis­ta uma em­pre­sa subsidiári­a de­ve ha­ver ou­tra mai­or, tam­bém cha­ma­da de em­pre­sa matriz. Nem to­das as em­pre­sas co­me­çam por ser sub­si­diá­ri­as ou fi­li­ais, mas a mai­o­ria ini­cia a sua tra­jec­tó­ria em­pre­sa­ri­al sen­do com­ple­ta­men­te in­de­pen­den­te até o mo­men­to de a em­pre­sa matriz de­ci­dir ad­qui­ri-la. a em­pre­sa-matriz po­de ser fei­ta com as ac­ções de uma em­pre­sa subsidiári­a pa­ra eco­no­mi­zar as des­pe­sas de cri­a­ção de uma no­va em­pre­sa. Por ou­tro la­do, são re­du­zi­dos sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te os cus­tos fi­xos por par­te da em­pre­sa-matriz; no que diz res­pei­to a es­tra­té­gia de mer­ca­do, as em­pre­sas-matriz con­se­guem com a aqui­si­ção de uma em­pre­sa subsidiári­a abran­ger uma mai­or quota de mer­ca­do e, si­mul­ta­ne­a­men­te, re­du­zir ou eli­mi­nar a con­cor­rên­cia em seu sec­tor e por úl­ti­mo, as po­dem de­ci­dir ser ab­sor­vi­das por ou­tra gran­de em­pre­sa com o ob­jec­ti­vo de ter uma aju­da fi­nan­cei­ro mai­or do ti­nha an­tes; is­so lhes per­mi­te ex­pan­dir e cres­cer co­mo en­ti­da­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.