Es­tra­da N100 fi­ca pron­ta em No­vem­bro

Mi­nis­té­rio do Ur­ba­nis­mo e Cons­tru­ção as­se­gu­ra pra­zos.

Jornal de Economia & Financas - - Primeira Página -

As obras de re­a­bi­li­ta­ção da Es­tra­da Na­ci­o­nal 100, que li­ga Ca­bo Le­do ( Lu­an­da) a Ben­gue­la, ter­mi­nam em No­vem­bro pró­xi­mo, anun­ci­ou, na pas­sa­da ter­ça-fei­ra, na lo­ca­li­da­de do Cu­lan­go, mu­ni­cí­pio do Lo­bi­to, o co­or­de­na­dor da Co­mis­são de Ges­tão do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Es­tra­das de Angola (INEA), Hen­ri­que Vic­to­ri­no.

Se­gun­do no­ti­cia a An­gop, o res­pon­sá­vel fa­la­va no fi­nal de uma vi­si­ta do mi­nis­tro da Cons­tru­ção e Obras Pú­bli­cas, Ma­nu­el Ta­va­res de Al­mei­da, que ins­pec­ci­o­nou o an­da­men­to

de obras pú­bli­cas nos mu­ni­cí­pi­os de Ben­gue­la, Ca­tum­be­la e Lo­bi­to, in­for­mou que es­tão em fa­se de con­clu­são a pa­vi­men­ta­ção e as pas­sa­gens hi­dráu­li­cas.

Hen­ri­que Vic­to­ri­no sa­li­en­tou que, tão lo­go ter­mi­ne es­ta fa­se, o em­prei­tei­ro vai co­me­çar com a si­na­li­za­ção e fi­na­li­zar ou­tros ser­vi­ços que se im­põem, cum­prin­do des­te mo­do a pro­mes­sa de en­tre­gar a obra até fi­nal de No­vem­bro, da­ta acor­da­da.

“Nos úl­ti­mos me­ses, es­ta­mos a fa­zer uma ava­li­a­ção da re­a­bi­li­ta­ção da Es­tra­da Na­ci­o­nal 100 e o que nos dá al­gum con­for­to é sa­ber que ain­da es­te ano se­rá en­tre­gue”, dis­se o co­or­de­na­dor, que não avan­çou o grau de exe­cu­ção até ao mo­men­to da obra, nem os cus­tos.

A re­a­bi­li­ta­ção da EN 100 ini­ci­ou há dois anos e es­tá a car­go da em­pre­sa chi­ne­sa Si­no­ma­ch.

Tro­ço Equi­mi­na/Lu­ci­ra

Por ou­tro la­do, o mi­nis­tro da Cons­tru­ção e Obras Pú­bli­cas, Ma­nu­el Ta­va­res de Al­mei­da, anun­ci­ou pa­ra bre­ve a re­a­bi­li­ta­ção do tro­ço Equi­mi­na/ Lu­ci­ra ( Na­mi­be), pa­ra o qual já foi re­a­li­za­do con­cur­so pú­bli­co, es­tão apu­ra­das as em­pre­sas cons­tru­to­ras e os re­cur­sos fi­nan­cei­ros as­se­gu­ra­dos.

“No tro­ço Equi­mi­na - Lu­ci­ra, nes­te mo­men­to, es­ta­mos a tra­ba­lhar pa­ra fa­zer o en­qua­dra­men­to fi­nan­cei­ro, re­a­li­zan­do um adi­an­ta­men­to ao em­prei­tei­ro pa­ra co­me­çar a obra o mais ra­pi­da­men­te pos­sí­vel”, afir­mou.

De acor­do com o mi­nis­tro, a ideia des­te con­tra­to é con­cluir tam­bém as pon­tes des­te tro­ço, en­tre a Lu­ci­ra e o en­tron­ca­men­to com a Es­tra­da Na­ci­o­nal 280.

Ma­nu­el Ta­va­res de Al­mei­da dis­se que o go­ver­no tem no­ção da im­por­tân­cia do tro­ço Equi­mi­na/ Lu­ci­ra e que es­tá en­ga­ja­do nes­ta em­prei­ta­da. Em re­la­ção a li­ga­ção com a Huí­la, fri­sou que exis­te a mes­ma pre­o­cu­pa­ção, que cons­ta do pla­no de sal­va­ção das es­tra­das, es­tan­do pre­vis­ta a cons­tru­ção de pon­tes de­fi­ni­ti­vas.

Pre­o­cu­pa­ção

Na oca­sião, o vi­ce-go­ver­na­dor da pro­vín­cia de Ben­gue­la pa­ra o sec­tor Téc­ni­co e In­fra-es­tru­tu­ras, Le­o­pol­do Muhon­go, apre­sen­tou al­gu­mas pre­o­cu­pa­ções es­tru­tu­rais da pro­vín­cia, co­mo pro­jec­to de cons­tru­ção das 1.700 ca­sas do Lo­bi­to No­vo, pa­ra fa­zer a trans­fe­rên­cia das po­pu­la­ções que es­tão em zo­nas de ris­co nos mu­ni­cí­pi­os do Lo­bi­to e da Ca­tum­be­la.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.