Hon­daJet é o avião co­mer­ci­al de pe­que­no port mais ven­di­do do mun­do

Jornal de Economia & Financas - - Lazer -

Dig­na do ter­mo “faz tu­do”, já que pro­duz car­ros, mo­to­ci­cle­tas, bi­ci­cle­tas, so­pra­do­res de neve, ge­ra­do­res, qua­dri­ci­clos, robots, cor­ta­do­res de rel­va, mo­to­res, cor­ta- se­bes e bar­cos in­flá­veis, a fa­bri­can­te ja­po­ne­sa ain­da co­me­mo­ra a li­de­ran­ça em ven­das do Hon­daJet, ae­ro­na­ve cer­ti­fi­ca­da no úl­ti­mo mês de agos­to pa­ra uso na Chi­na.

Na pri­mei­ra me­ta­de de 2019, o Hon­daJet foi o ja­to exe­cu­ti­vo le­ve mais ven­di­do no mun­do, com mais de 130 uni­da­des co­mer­ci­a­li­za­das em 65 paí­ses, in­cluin­do EUA, Eu­ro­pa, Ja­pão e ago­ra Chi­na.

A es­trei­ta re­la­ção da mar­ca com o cam­peão mun­di­al de cor­ri­das Mick Do­ohan, da Aus­trá­lia, em bre­ve de­ve re­sul­tar na che­ga­da da ae­ro­na­ve tam­bém ao seu país na­tal.

Mas o ca­mi­nho da Hon­daJet não tem si­do tão fá­cil quan­to pa­re­ce. Em­bo­ra a Hon­da Air­craft Com­pany, com se­de na Ca­ro­li­na do Nor­te ( EUA), te­nha ini­ci­a­do a pro­du­ção do Hon­daJet em 2015, a ae­ro­na­ve so­ma mais de 30 anos em pes­qui­sa e de­sen­vol­vi­men­to até o seu pro­jec­to fi­nal.

Vol­te­mos no tem­po. Em 1986, o en­ge­nhei­ro ae­ro­náu­ti­co Mi­chi­ma­sa Fu­ji­no, gra­du­a­do pe­la Uni­ver­si­da­de de Tó­quio, a me­lhor do Ja­pão, re­ce­beu o tra­ba­lho in­viá­vel de di­ri­gir o no­vo bra­ço de de­sen­vol­vi­men­to de ae­ro­na­ves da Hon­da, que se­ria um dos úl­ti­mos pro­jec­tos gui­a­dos pe­lo enig­má­ti­co fun­da­dor da mar­ca, Soi­chi­ro Hon­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.