TRANS­POR­TE DE MA­TE­RI­AL DE CONS­TRU­ÇÃO

Jornal Economia and Finanças - - O MEU NEGÓCIO -

As mo­to-tá­xi têm ser­vi­do pa­ra a trans­por­ta­ção de ma­te­ri­al de cons­tru­ção, ali­men­tos, água e ou­tros bens.

O negócio ga­nha mais no­to­ri­e­da­de nos bair­ros pe­ri­fé­ri­cos de Lu­an­da, on­de cen­te­nas de jo­vens fa­zem uma ver­da­dei­ra cru­za­da con­tra a cri­se. As mo­to-tá­xi são mui­to con­cor­ri­das, da­da a sua mo­bi­li­da­de em zo­nas su­bur­ba­nas. Na im­pos­si­bi­li­da­de de alu­gar de uma car­ri­nha, os in­te­res­sa­dos re­cor­rem a es­tes ser­vi­ços.

Por ca­da vi­a­gem, o cli­en­te pa­ga de mil a 5.500 kwanzas in­de­pen­den­te­men­te da car­ga. Luís Mar­go es­tá pen­du­ra­do nu­ma mo­to-tá­xi, car­re­ga­da de ci­men­to.

Es­tá a cons­truir uma ca­sa nas ime­di­a­ções do “Bi­ta”, nu­ma zo­na on­de os car­ros pa­ra lá che­gar atra­ves­sam enú­me­ras di­fi­cul­da­des.

“Fi­ca mais fá­cil com uma mo­to de três ro­das. Tam­bém são ape­nas qua­tro sa­cos de ci­men­to não pre­ci­so de uma car­ri­nha”, fri­sou..

Pa­gou pe­lo car­re­ga­men­to mil e 500 kwanzas.

Já Ma­ria da Cos­ta che­ga no lo­cal, e so­li­ci­ta os ser­vi­ços. Tem de de­sem­bol­sar 5 mil kwanzas. O meio alu­ga­do le­va ci­men­to, fer­ro, ma­dei­ra, e dois pe­que­nos sa­cos de bri­ta.

O pro­pri­e­tá­rio ex­pli­ca que, “Es­te meio além de ser ba­ra­to fi­ca mais em con­ta. En­tra até lá no be­co do bair­ro”, dis­se. Uma ou­tra mo­to-tá­xi es­tá car­re­ga­da de bi­dões de

20 li­tros de água pa­ra con­fec­ci­o­nar ali­men­tos, e ven­der aos vi­zi­nhos. Vai pa­gar pa­ra is­so 5 mil kwanzas, a car­ga per­ten­ce a Man­de­la Mi­a­la. Ela so­bre­vi­ve da ven­da da água no bair­ro.

“Es­te meio aju­da mui­to, faz-se a pre­ço bai­xo e não tem pro­ble­ma de che­gar lá on­de a gen­te vi­ve, on­de nem tem es­tra­das em con­di­ções”, apon­tou.

Ob­ter ren­di­men­tos com a ac­ti­vi­da­de de mo­to-tá­xi, já es­tá es­pa­lha­do em to­do país, on­de cen­te­nas de pes­so­as so­bre­vi­vem des­ta ac­ti­vi­da­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.