Ba­na­na e pei­xe do Ben­go po­dem ali­men­tar Qué­nia

Jornal Economia and Finanças - - INFRA-ESTRUTURA - Má­rio Cle­men­te em Am­briz

O em­bai­xa­dor do Qué­nia em An­go­la, Josphat Mai­ka­ra, dis­se, re­cen­te­men­te, na ci­da­de de Ca­xi­to, na pro­vín­cia do Ben­go, que o seu país vai pas­sar a im­por­tar ba­na­na e pei­xe da re­gião nos pró­xi­mos tem­pos.

Josphat Mai­ka­ra fez tais de­cla­ra­ções du­ran­te a vi­si­ta de cons­ta­ta­ção à pro­vín­cia do Ben­go, pa­ra ve­ri­fi­car as po­ten­ci­a­li­da­des, pa­ra es­ta­be­le­cer uma co­o­pe­ra­ção e in­ves­tir nos do­mí­ni­os do tu­ris­mo, agri­cul­tu­ra e aqui­cul­tu­ra.

O em­bai­xa­dor, re­ve­lou ain­da que os dois paí­ses já têm uma co­mis­são con­jun­ta mul­ti­sec­to­ri­al pa­ra co­o­pe­ra­ção e o que se pre­ten­de, nes­te mo­men­to é ca­pa­ci­tar as pes­so­as que tra­ba­lham nes­ta área.

Apon­tou o sec­tor do tu­ris­mo an­go­la­no co­mo uma das áre­as que pre­ci­sa ser ex­plo­ra­da e su­bli­nhou que à pro­vín­cia po­de ex­por­tar pa­ra o seu país a ma­dei­ra, ba­na­na e o pei­xe.

“Ben­go é uma po­tên­cia na área de aqui­cul­tu­ra, en­tão po­de nos for­ne­cer pei­xe uma vez que o Quê­nia têm cer­ca de 50 mi­lhões de ha­bi­tan­tes e im­por­ta pei­xe do Mé­dio-Ori­en­te”, dis­se.

Apos­ta for­te

A go­ver­na­do­ra do Ben­go, Ma­ra Qui­o­sa, dis­se du­ran­te a vi­si­ta que no âm­bi­to da di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia, o sec­tor do tu­ris­mo con­ti­nua a ser pri­o­ri­tá­rio e pre­ten­de­mos as­si­nar um fu­tu­ro acor­do de co­o­pe­ra­ção já o Qué­nia é um dos paí­ses afri­ca­nos com vas­ta ex­pe­ri­ên­cia no sec­tor do tu­ris­mo.

“A pro­vín­cia pos­sui vá­ri­os ti­pos de tu­ris­mo pa­ra de­sen­vol­ver, co­mo o tu­ris­mo de praia e sol, tu­ris­mo ru­ral e na­tu­ral­men­te sem es­que­cer aqui­lo que é a sua com­po­nen­te his­tó­ri­ca e cul­tu­ral ”, fri­sou, de­pois de su­bli­nhar que o Go­ver­no vai con­ti­nu­ar a tra­ba­lhar na me­lho­ria das in­fra-es­tru­tu­ras.

EDMUNDO EUCÍLIO | EDI­ÇÕES NOVEMBRO

Ca­xi­to tem al­ber­ga­do a fei­ra da ba­na­na, re­cin­to pa­ra mos­trar as po­ten­ci­a­li­da­des

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.