LÍBIA ENCERRA CAM­POS DE EX­PLO­RA­ÇÃO

Jornal Economia and Finanças - - ÁFRICA -

O en­cer­ra­men­to das ins­ta­la­ções pe­tro­lí­fe­ras fez per­der três bi­liões 276 mi­lhões de dó­la­res ame­ri­ca­nos à Líbia, pois a pro­du­ção do cru­de di­mi­nuiu 91 mil 108 bar­ris por dia, anun­ci­ou a Com­pa­nhia Na­ci­o­nal Líbia de Pe­tró­leo (NOC).

Até sex­ta-fei­ra úl­ti­ma, o en­cer­ra­men­to dos por­tos e cam­pos pe­tro­lí­fe­ros na Líbia des­de 18 de Ja­nei­ro úl­ti­mo pro­vo­cou uma di­mi­nui­ção da pro­du­ção pe­tro­lí­fe­ra de 97 mil 508 bar­ris por dia, con­tra mais de um milhão 200 mil bar­ris an­tes, e cau­sou uma per­da de três bi­liões 86 mi­lhões de dó­la­res ame­ri­ca­nos.

Num co­mu­ni­ca­do pu­bli­ca­do quar­ta-fei­ra, a NOC ape­la “aos res­pon­sá­veis pe­lo en­cer­ra­men­to pa­ra le­van­tar ime­di­a­ta­men­te o blo­queio imposto e pou­par a vi­da dos tra­ba­lha­do­res do sec­tor pe­tro­lí­fe­ro e dos ci­da­dãos que con­ti­nu­am ex­pos­tos a so­fri­men­tos per­sis­ten­tes”.

A NOC exor­ta “os ou­tros ór­gãos do Es­ta­do a pre­ser­var as re­ser­vas fi­nan­cei­ras res­tan­tes e a re­du­zir igual­men­te às su­as des­pe­sas”.

A NOC anun­ci­ou ul­ti­ma­men­te ter adop­ta­do me­di­das de aus­te­ri­da­de, de­vi­do à au­sên­cia de or­ça­men­to atra­vés da re­du­ção das des­pe­sas da ins­ti­tui­ção.

A com­pa­nhia acu­sou o Exér­ci­to Na­ci­o­nal lí­bio li­de­ra­do pe­lo ma­re­chal Kha­li­fa Haf­tar de ter en­cer­ra­do os por­tos e cam­pos de pe­tró­leo nas pro­vín­ci­as do Les­te, do Cen­tro e do Sul do país.

A Com­pa­nhia Líbia de Pe­tró­leo in­di­cou que um na­vio pe­tro­lei­ro des­car­re­gou se­gun­da-fei­ra o seu car­re­ga­men­to no por­to de Bengha­zi, en­quan­to um ou­tro pe­tro­lei­ro de­ve­rá che­gar es­ta ter­ça-fei­ra ao por­to. Se­gun­do a NOC, os en­tre­pos­tos de ar­ma­ze­na­men­to de Trí­po­li e de al­gu­mas pro­vín­ci­as vi­zi­nhas e do Sul es­tão con­fron­ta­dos com um dé­fi­ce de abas­te­ci­men­to de­vi­do à de­te­ri­o­ra­ção das con­di­ções de se­gu­ran­ça, pois a ci­da­de de Trí­po­li é abas­te­ci­da em com­bus­tí­veis di­rec­ta­men­te a par­tir do por­to de Trí­po­li.

DR

Uma das ar­té­ri­as da ci­da­de de Tri­po­li

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.