Ex­por­ta­do­res per­dem até usd 65 bi­liões

Pan­de­mia do co­ro­na­ví­rus po­de­rá mi­nar em bre­ve o cres­ci­men­to das eco­no­mi­as

Jornal Economia and Finanças - - ÁFRICA -

Acri­se ac­tu­al do co­ro­na­ví­rus po­de­rá se­ri­a­men­te mi­nar o cres­ci­men­to já es­tag­nan­te de Áfri­ca, pois os paí­ses afri­ca­nos ex­por­ta­do­res de pe­tró­leo per­dem até 65 bi­liões de dó­la­res ame­ri­ca­nos de re­cei­tas en­quan­to os pre­ços do cru­de con­ti­nu­am a di­mi­nuir, aler­tou a Co­mis­são Eco­nó­mi­ca das Na­ções Uni­das pa­ra Áfri­ca (CEA).

“O Co­vid-19 tem ine­vi­ta­vel­men­te um im­pac­to nos in­ter­câm­bi­os co­mer­ci­ais afri­ca­nos”, de­cla­rou no fim de se­ma­na a se­cre­tá­ria exe­cu­ti­va da CEA, Ve­ra Songwe, du­ran­te uma con­fe­rên­cia de im­pren­sa, em Ad­dis Abe­ba, no­tan­do ao mes­mo tem­po que a pan­de­mia do co­ro­na­ví­rus afec­tou for­te­men­te a Chi­na, pri­mei­ra par­cei­ra co­mer­ci­al de Áfri­ca.

“Áfri­ca po­de­rá per­der me­ta­de do seu Pro­du­to In­ter­no Bru­to (PIB), pas­san­do o seu cres­ci­men­to de 3,2 pa­ra qua­se dois por cen­to por vá­ri­as ra­zões, no­me­a­da­men­te a per­tur­ba­ção das ca­dei­as de abas­te­ci­men­to mun­di­ais”, de­cla­rou Ve­ra Songwe, ob­ser­van­do que a in­ter­co­ne­xão do con­ti­nen­te com as eco­no­mi­as eu­ro­pei­as afec­ta­das, a Chi­na e os Es­ta­dos Uni­dos, pro­vo­ca efei­tos in­di­rec­tos.

Se­gun­do a es­pe­ci­a­lis­ta, o con­ti­nen­te afri­ca­no ne­ces­si­ta­rá de 10 bi­lhões 600 mi­lhões de dó­la­res nor­te- ame­ri­ca­nos de au­men­to im­pre­vis­to das des­pe­sas de saú­de pa­ra im­pe­dir a pro­pa­ga­ção do ví­rus, en­quan­to as per­das de re­cei­tas po­de­rão cau­sar uma dí­vi­da in­sus­ten­tá­vel.

ÁFRI­CA PO­DE­RÁ PER­DER ME­TA­DE DO SEU PRO­DU­TO IN­TER­NO BRU­TO (PIB), PAS­SAN­DO O SEU CRES­CI­MEN­TO DE 3,2 PA­RA QUA­SE 2 POR CEN­TO POR VÁ­RI­AS RA­ZÕES

A CEA afir­ma que o Co­vid19 po­de­rá cau­sar uma di­mi­nui­ção das re­cei­tas de ex­por­ta­ção de Áfri­ca pa­ra os com­bus­tí­veis na or­dem de 101 bi­liões de dó­la­res ame­ri­ca­nos, em 2020.

Os en­vi­os de fun­dos e as re­cei­tas tu­rís­ti­cas tam­bém es­tão afec­ta­dos, pois o ví­rus con­ti­nua a pro­pa­gar-se no Mun­do in­tei­ro, pro­vo­can­do uma di­mi­nui­ção dos flu­xos IED, uma fu­ga dos ca­pi­tais; o aper­to dos mer­ca­dos fi­nan­cei­ros na­ci­o­nais e uma de­sa­ce­le­ra­ção dos in­ves­ti­men­tos.

A CEA é uma das cin­co co­mis­sões re­gi­o­nais sob a di­rec­ção da ONU. Co­mo bra­ço re­gi­o­nal do Con­se­lho Eco­nó­mi­co e So­ci­al da ONU na Áfri­ca, apoia o de­sen­vol­vi­men­to eco­nó­mi­co e so­ci­al dos seus 53 paí­ses mem­bros.

DR

Ci­da­de do Ca­bo, Áfri­ca do Sul, é uma das gran­des me­tró­po­les do con­ti­nen­te

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.