For­ma­ção pro­fis­si­o­nal é pri­o­ri­da­de

Jornal Economia and Finanças - - LAZER -

O Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, João Lou­ren­ço, re­co­men­dou na quar­ta-fei­ra em Lu­an­da, ao Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção Pú­bli­ca, Tra­ba­lho e Se­gu­ran­ça So­ci­al pa­ra pres­tar par­ti­cu­lar aten­ção à for­ma­ção pro­fis­si­o­nal dos jo­vens, ten­do em con­ta a ne­ces­si­da­de de ga­ran­tia do em­pre­go.

O Che­fe de Es­ta­do fa­la­va na ce­ri­mó­nia de pos­se dos no­vos mi­nis­tros da Ad­mi­nis­tra­ção Pú­bli­ca, Tra­ba­lho e Se­gu­ran­ça So­ci­al, Te­re­sa Ro­dri­gues Di­as, da Edu­ca­ção, Luí­sa Gri­lo, e do Co­mér­cio, Vic­tor dos San­tos Fer­nan­des.

“Com ga­ran­tia de em­pre­go pa­ra a ca­ma­da jo­vem, po­de­mos es­pe­rar que par­te de­les, uma vez pre­pa­ra­dos e for­ma­dos, pos­sa ser tam­bém pe­que­nos em­pre­ga­do­res”, afir­mou o Pre­si­den­te. Ori­en­tou, tam­bém, os res­pon­sá­veis des­te sec­tor a pres­ta­rem mai­or aten­ção ao pa­tri­mó­nio do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Se­gu­ran­ça So­ci­al.

Quan­to à Edu­ca­ção, o Ti­tu­lar do Po­der Exe­cu­ti­vo acon­se­lhou os qua­dros a tra­ba­lha­rem, no sen­ti­do de me­lho­rar a qua­li­da­de de en­si­no, com par­ti­cu­lar re­al­ce pa­ra a Lín­gua Por­tu­gue­sa.

Ao abor­dar a área do Co­mér­cio, o Es­ta­dis­ta dis­se que o país pre­ci­sa de es­ti­mu­lar a pro­du­ção in­ter­na, sen­do, pa­ra o efei­to, ne­ces­sá­rio “um per­fei­to ca­sa­men­to” en­tre es­te sec­tor e o pro­du­ti­vo. “O Co­mér­cio tem de es­tar per­fei­ta­men­te ali­nha­do àque­les que pro­du­zem bens e ser­vi­ços no país”, afir­mou João Lou­ren­ço.

O aces­so aos ser­vi­ços so­ci­ais bá­si­cos e for­ma­ção pro­fis­si­o­nal, em­pre­go e em­pre­en­de­do­ris­mo, er­ra­di­ca­ção da po­bre­za, in­te­gra­ção so­ci­o­e­co­nó­mi­ca dos jo­vens, par­ti­ci­pa­ção e re­pre­sen­ta­ção na vi­da po­lí­ti­ca pú­bli­ca, tem­pos li­vres, edu­ca­ção fí­si­ca e des­por­tos, as­sim co­mo o aces­so às No­vas Tec­no­lo­gi­as de In­for­ma­ção e Co­mu­ni­ca­ção (TIC), cons­tam en­tre os pi­la­res da Po­lí­ti­ca Na­ci­o­nal da Ju­ven­tu­de lan­ça­da, nes­ta ter­ça-fei­ra, em Lu­an­da.

De acor­do com a mi­nis­tra da Ju­ven­tu­de e Des­por­tos, Ana Pau­la Sa­cra­men­to Ne­to, tra­ta-se de um ins­tru­men­to que re­sul­ta do pro­ces­so de aus­cul­ta­ção à ju­ven­tu­de, que te­ve lu­gar em Se­tem­bro de 2013, do qual os lí­de­res ju­ve­nis ti­ve­ram o pri­vi­lé­gio de par­ti­ci­par.

Com o lan­ça­men­to do Pla­no Na­ci­o­nal da Ju­ven­tu­de, o Exe­cu­ti­vo pre­ten­de dar mai­or vi­ta­li­da­de e o im­pac­to da Po­lí­ti­ca Na­ci­o­nal da Ju­ven­tu­de, o qual de­pen­de­rá em gran­de me­di­da da for­ma co­mo “ca­da ci­da­dão vai in­ter­pre­tar a sua im­por­tân­cia no seu dia-a dia”. Uma das ca­rac­te­rís­ti­cas da po­lí­ti­ca re­si­de na ca­pa­ci­da­de de fa­ci­li­tar o es­ta­be­le­ci­men­to de um diá­lo­go per­ma­nen­te com di­ver­sas di­nâ­mi­cas de par­ti­ci­pa­ção da ju­ven­tu­de, com uma ba­se e pers­pec­ti­va trans­ver­sal e em per­fei­ta sin­to­nia com as me­tas dos ob­jec­ti­vos de de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel.

A sua apro­va­ção de­cor­reu por de­ci­são do ti­tu­lar do Po­der Exe­cu­ti­vo, me­di­an­te De­cre­to Pre­si­den­ci­al nº 273/19 de 2 de Se­tem­bro, dan­do subs­tân­cia ao cum­pri­men­to do ar­ti­go 81º da cons­ti­tui­ção da Re­pú­bli­ca de An­go­la. A Po­lí­ti­ca Na­ci­o­nal da Ju­ven­tu­de con­tem­pla a par­ti­ci­pa­ção da fa­mí­lia, jo­vens e as pla­ta­for­mas re­pre­sen­ta­ti­vas da ju­ven­tu­de com des­ta­que pa­ra o Con­se­lho Na­ci­o­nal da Ju­ven­tu­de (CNJ).

Es­se or­ga­nis­mo de­fen­de lon­ge­vi­da­de de vi­da dos jo­vens, ins­tru­ção sau­dá­vel, ba­se­a­da na com­bi­na­ção de um tra­ba­lho dig­no e re­mu­ne­ra­ção com­pa­tí­vel, ha­bi­ta­ção con­dig­na e re­sul­ta­do de uma for­ma­ção aca­dé­mi­ca, téc­ni­ca e pro­fis­si­o­nal e vo­ca­ci­o­nal ali­a­da a uma for­te ci­da­da­nia. O pre­si­den­te do CNJ, Tin­gão Ma­teus, acre­di­ta que es­te ins­tru­men­to lan­ça­do pe­lo pe­lou­ro vai cri­ar as con­di­ções pa­ra o com­ba­te aos ma­les so­ci­ais e in­cen­ti­var a par­ti­ci­pa­ção da ju­ven­tu­de no de­sen­vol­vi­men­to do país.

AL­BER­TO PE­DRO | EDI­ÇÕES NOVEMBRO

Ce­ri­mó­nia que mar­cou o lan­ça­men­to da Po­lí­ti­ca Na­ci­o­nal da Ju­ven­tu­de

MOTA AMBRÓSIO | EDI­ÇÕES NOVEMBRO

Te­re­sa Di­as di­ri­ge o MAPTSS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.