AN­GO­LA EN­TRE OS QUA­TRO PAÍ­SES MAIS VUL­NE­RÁ­VEIS

Jornal Economia and Finanças - - MERCADOS -

A agência de no­ta­ção fi­nan­cei­ra Mo­ody’s co­lo­cou ter­ça-fei­ra An­go­la en­tre os paí­ses mais vul­ne­rá­veis à que­da do petróleo, juntamente com Omã, Bah­rein e Ira­que, aler­tan­do pa­ra a li­mi­ta­da ca­pa­ci­da­de de ajus­ta­men­to a um cho­que ex­ter­no.

“A vul­ne­ra­bi­li­da­de à que­da dos pre­ços do petróleo vai cri­ar di­ver­gên­cia na qu­a­li­da­de de cré­di­to”, aler­tam os ana­lis­tas nu­ma nota so­bre o im­pac­to da que­da do petróleo nos paí­ses ex­por­ta­do­res.

No re­la­tó­rio, os ana­lis­tas da Mo­ody’s dizem que “os pre­ços bai­xos do petróleo são ne­ga­ti­vos, do pon­to de vis­ta do cré­di­to, pa­ra os paí­ses ex­por­ta­do­res, em par­ti­cu­lar Omã, Bah­rein, Ira­que e An­go­la, on­de a ca­pa­ci­da­de de ajus­ta­men­to a um cho­que pro­fun­do, ain­da que tem­po­rá­rio, é li­mi­ta­da. A mai­o­ria des­tes pro­du­to­res, acres­cen­tam, “têm ele­va­das vul­ne­ra­bi­li­da­des ex­ter­nas aos pre­ços bai­xos e vão enfrentar mai­o­res ris­cos de li­qui­dez”.

Na nota, a Mo­ody’s lem­bra que o pre­ço do petróleo caiu 60% nas úl­ti­mas se­ma­nas, es­tan­do ho­je a tran­sac­ci­o­nar nos 25 dó­la­res, mui­to abai­xo dos 55 dó­la­res por bar­ril pre­vis­tos no Orçamento Ge­ral do Es­ta­do (OGE) pa­ra es­te ano.

“As­su­mi­mos ago­ra que o pre­ço do petróleo fi­ca­rá en­tre os 40 e os 45 dó­la­res por bar­ril es­te ano e en­tre 50 e 55 em 2021, o que é cer­ca de 30% e 15% abai­xo da nos­sa previsão an­te­ri­or”, in­di­cou a Mo­ody’s. Pa­ra os paí­ses com ta­xas de câm­bio fle­xí­veis, co­mo An­go­la, “uma de­pre­ci­a­ção da mo­e­da po­de mi­ti­gar o cho­que nas re­cei­tas, qu­an­do são con­ver­ti­das em mo­e­da lo­cal, mas is­to acon­te­ce­ria à cus­ta de um au­men­to no rá­cio da dí­vi­da so­bre o PIB, de­vi­do ao efei­to de va­lo­ri­za­ção”, aler­ta a agência de “ra­ting”.

EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

An­go­la já ul­tra­pas­sou a bar­rei­ra dos 100% do PIB em dí­vi­da pú­bli­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.