ZEE VAI TER LINHA DE MON­TA­GEM DE TRAC­TO­RES

Jornal Economia and Finanças - - EMPRESAS -

Mi­nis­tro da Eco­no­mia e Pla­ne­a­men­to, Sérgio dos Santos, cons­ta­ta grau de im­plan­ta­ção da linha de mon­ta­gem de trac­to­res, na Zo­na Económica Es­pe­ci­al Lu­an­da-Ben­go. Se­gun­do uma nota do mi­nis­té­rio de tu­te­la que o JE te­ve aces­so, a fá­bri­ca vai pro­du­zir, cer­ca de 50 trac­to­res men­sal­men­te de 60 e 85 ca­va­los, des­ti­na­dos às pe­que­nas e mé­di­as áre­as de cul­ti­vo, per­fa­zen­do um to­tal de 600 trac­to­res por ano. Es­ta ca­pa­ci­da­de, se­gun­do os pro­mo­to­res, po­de ser fa­cil­men­te du­pli­ca­da ou tri­pli­ca­da em fun­ção da de­man­da do mer­ca­do.

A nota as­se­gu­ra que, des­se mon­tan­te, cer­ca de mil milhões de dó­la­res se­rão dis­po­ni­bi­li­za­dos pe­lo ban­co ale­mão Deuts­che Bank, enquanto o Ban­co Afri­ca­no de De­sen­vol­vi­men­to (BAD) dis­põe de 120 milhões de dó­la­res.

Além des­se va­lor, pros­se­gue a nota, os ban­cos co­mer­ci­ais tam­bém re­no­va­ram a intenção des­te ano fi­nan­ci­a­rem os pro­du­to­res na­ci­o­nais com um mon­tan­te de 141 mil milhões de kwan­zas.

Com a im­ple­men­ta­ção da linha de mon­ta­gem de trac­to­res no país, os pro­du­to­res na­ci­o­nais po­de­rão au­men­tar a sua pro­du­ti­vi­da­de uma vez que te­rão à sua dis­po­si­ção meios técnicos que per­mi­ti­rão ele­var as áre­as de cul­ti­vo.

Em vá­ri­as re­giões, os mé­di­os pro­du­to­res ain­da uti­li­zam mé­to­dos tra­di­ci­o­nais.

EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Me­ca­ni­za­ção é fun­da­men­tal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.