Áfri­ca Oci­den­tal aumenta re­cur­sos pa­ra os ban­cos

Jornal Economia and Finanças - - ÁFRICA -

O Ban­co Central dos Es­ta­dos da Áfri­ca Oci­den­tal (BCEAO) anunciou um con­jun­to de me­di­das de apoio aos ban­cos da união económica mo­ne­tá­ria pa­ra fazer fa­ce ao “im­pac­to ne­ga­ti­vo” que a pan­de­mia Covid-19 po­de­rá pro­vo­car no sis­te­ma ban­cá­rio.

Num co­mu­ni­ca­do divulgado na sua pá­gi­na ofi­ci­al na In­ter­net, o BCEAO re­fe­re que de­ci­diu in­cre­men­tar os “re­cur­sos dis­po­ni­bi­li­za­dos aos ban­cos”, pa­ra per­mi­tir “au­men­tar o fi­nan­ci­a­men­to da eco­no­mia”, bem co­mo am­pli­ar os me­ca­nis­mos dis­po­ní­veis das ins­ti­tui­ções fi­nan­cei­ras pa­ra ace­der ao re­fi­nan­ci­a­men­to.

“Es­ta ac­ção vai per­mi­tir aos ban­cos ter aces­so a re­cur­sos adi­ci­o­nais e que as em­pre­sas ne­go­cei­em e be­ne­fi­ci­em de me­lho­res con­di­ções pa­ra em­prés­ti­mos”, ex­pli­ca o co­mu­ni­ca­do.

O BCEAO de­ci­diu tam­bém atri­buir fun­dos ao Ban­co de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Oci­den­tal pa­ra per­mi­tir uma bo­ni­fi­ca­ção de ju­ros e au­men­tar o mon­tan­te de em­prés­ti­mos aos paí­ses pa­ra

“in­ves­ti­men­tos ur­gen­tes e gas­tos com equi­pa­men­tos no con­tex­to da lu­ta con­tra a pan­de­mia”.

O ban­co central de­ci­diu tam­bém es­ta­be­le­cer com o sis­te­ma ban­cá­rio uma es­tru­tu­ra ade­qua­da pa­ra apoi­ar as “em­pre­sas afec­ta­das pe­las con­sequên­ci­as da pan­de­mia e que en­fren­tem di­fi­cul­da­des em pa­gar os cré­di­tos con­ce­di­dos”.

Foi tam­bém de­ci­di­do for­ne­cer aos ban­cos notas em quan­ti­da­de e qu­a­li­da­de su­fi­ci­en­tes, pa­ra “ga­ran­tir um fun­ci­o­na­men­to sa­tis­fa­tó­rio” dos cai­xas de le­van­ta­men­to elec­tró­ni­cas.

“O BCEAO re­a­fir­ma a sua de­ter­mi­na­ção de adop­tar ou­tras me­di­das que se re­ve­lem ne­ces­sá­ri­as, no âmbito da sua mis­são, pa­ra com­ba­ter os efeitos no­ci­vos da pan­de­mia Covid-19 nas eco­no­mi­as da união”, sa­li­en­ta.

A União Económica Mo­ne­tá­ria da Áfri­ca Oci­den­tal foi cri­a­da em 1994 pe­lo Be­nim, Bur­qui­na-Fa­so, Cos­ta do Mar­fim, Mali, Ní­ger, Se­ne­gal e To­go. A Gui­né-Bissau é Es­ta­do-mem­bro des­de 1997.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.