Se­gun­da cú­pu­la anun­cia a che­ga­da do 6G em 2030

Jornal Economia and Finanças - - LAZER -

Du­ran­te a se­gun­da Cú­pu­la do 6G, o dou­tor Fang Min, es­pe­ci­a­lis­ta da fa­bri­can­te chi­ne­sa ZTE, dis­se acre­di­tar que a pró­xi­ma tec­no­lo­gia de re­des mó­veis, que vai subs­ti­tuir o 5G, de­ve começar a ser co­mer­ci­a­li­za­da a par­tir de 2030. O 6G de­ve re­pre­sen­tar uma re­vo­lu­ção ain­da mai­or nas co­mu­ni­ca­ções que a tec­no­lo­gia da ge­ra­ção an­te­ri­or.

O 5G ain­da es­tá “en­ga­ti­nhan­do” pa­ra se tor­nar pa­drão até mes­mo em paí­ses de­sen­vol­vi­dos. No en­tan­to, is­so não im­pe­de que em­pre­sas, go­ver­nos e pro­fis­si­o­nais co­me­cem a pre­pa­rar-se pa­ra ini­ci­ar o de­sen­vol­vi­men­to do 6G, ba­se­a­dos nas pre­vi­sões so­bre a ne­ces­si­da­de e de­man­da dos pró­xi­mos ser­vi­ços que de­pen­de­rão de uma só­li­da in­fra-es­tru­tu­ra de in­ter­net.

6G em 2030

Du­ran­te a reunião, que foi re­a­li­za­da via vi­de­o­con­fe­rên­cia, de­vi­do à pan­de­mia do coronavíru­s, as de­cla­ra­ções de Min so­bre o 6G des­ta­ca­ram-se.

A no­va re­de deverá ser im­ple­men­ta­da ten­do, co­mo ba­se, to­dos os ob­jec­ti­vos que os es­pe­ci­a­lis­tas es­pe­ram ser atin­gi­dos pe­lo 5G, co­mo o pico na ta­xa de da­dos de até 1 Tbps, ta­xa de da­dos in­di­vi­du­al de até 20 Gbps e ca­pa­ci­da­de de ser­vi­ço de 100 Gbps/m³.

A ZTE tem uma equi­pa des­ti­na­da a pes­qui­sar co­mo es­sa evo­lu­ção do 5G se­rá pos­sí­vel, até que o 6G esteja a pon­to de ser im­ple­men­ta­do.

A empresa ain­da ci­tou al­guns exem­plos de ser­vi­ços que a pró­xi­ma tec­no­lo­gia de re­de mó­vel po­de­rá ofe­re­cer: si­nal de rá­dio in­te­li­gen­te, co­ber­tu­ra in­te­li­gen­te, co­nec­ti­vi­da­de tri­di­men­si­o­nal, sis­te­ma de MI­MO (múltiplas en­tra­das e múltiplas saí­das) in­te­li­gen­te, to­po­lo­gia e IA sob de­man­da, além de uma no­va co­mu­ni­ca­ção vi­su­al.

A ZTE es­pe­ra que to­da a pesquisa ne­ces­sá­ria pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to do 6G se­ja re­a­li­za­da de 2020 a 2023, e que as ex­pe­ri­ên­ci­as an­te­ri­o­res com o 3G, 4G e 5G sir­vam de ba­se pa­ra es­sa evo­lu­ção.

Se tu­do cor­rer co­mo pre­vis­to, a co­mer­ci­a­li­za­ção do 6G se­rá ini­ci­a­da em 2030.

DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.