Croá­cia cru­za ca­mi­nho da Fran­ça 20 anos de­pois

As du­as se­lec­ções de­fron­ta­ram-se pe­la úl­ti­ma vez nas mei­as-fi­nais do Mun­di­al de 1998 ten­do a vi­tó­ria sor­ri­do aos fran­ce­ses

Jornal dos Desportos - - MUNDIAL - PAU­LO CA­CU­LO | MOS­CO­VO

Ojo­go da fi­nal do Mun­di­al da Rús­sia, agen­da­do pa­ra do­min­go, dia 15, em Mos­co­vo, po­de igual­men­te ser­vir de “ajus­te de con­tas” en­tre Fran­ça e Croá­cia.

As du­as se­lec­ções vol­tam a cru­zar no pal­co de de­ci­sões de um cam­pe­o­na­to do mun­do, 20 anos de­pois de os fran­ce­ses eli­mi­na­rem os cro­a­tas nas mei­as-fi­nais do Mun­di­al de 1998, or­ga­ni­za­do e ven­ci­do pe­los gau­le­ses.

É a pri­mei­ra vez que os Bal­cãs che­gam a fi­nal da mai­or com­pe­ti­ção se­lec­ções do ca­len­dá­rio da FI­FA, su­pe­ran­do o fei­to al­can­ça­do há du­as dé­ca­das na mes­ma com­pe­ti­ção, na al­tu­ra em que a ma­gia de Su­ker e com­pa­nhia per­mi­tiu aos cro­a­tas al­can­ça­rem as mei­as-fi­nais.

Pas­sa­dos os anos, os cro­a­tas ain­da não di­ge­ri­ram a ines­pe­ra­da der­ro­ta aver­ba­da fren­te aos fran­ce­ses, na­que­le lon­gín­quo Mun­di­al.

Os adep­tos pre­sen­tes em Mos­co­vo, ga­ran­tem ain­da en­con­trar-se gra­va­do na me­mó­ria, o re­vés so­fri­do pe­lo país na­que­le jo­go de tris­te me­mó­ria pa­ra os Bal­cãs.

O jo­go des­te do­min­go se­rá, por is­so, uma opor­tu­ni­da­de que o país da be­lís­si­ma se­nho­ra Ko­lin­da Gra­barKi­ta­ro­vi diz dis­por pa­ra “vin­gar-se” da der­ro­ta aver­ba­da no pas­sa­do.

E, a ac­tu­al “ge­ra­ção de ou­ro”, as­su­me o de­sa­fio de res­cre­ver a his­tó­ria do fu­te­bol cro­a­ta, sus­ten­ta­do pe­las qua­li­da­de de Su­ba­sic, Mo­dric, Ra­ki­tic, Mand­zu­kic, Re­bic, Pe­ri­sic e com­pa­nhia.

Pa­ra che­gar a tão aguar­da­da fi­nal, é pre­ci­so des­ta­car a bra­vu­ra e o es­pí­ri­to ab­ne­ga­do de­mons­tra­do pe­lo con­jun­to às or­dens de Zlat­ko Da­lic, que foi ca­paz de su­pe­rar o des­gas­te fí­si­co de três pro­lon­ga­men­tos, no­me­a­da­men­te nos jo­gos fren­te a Di­na­mar­ca, Rús­sia e, ago­ra, di­an­te da In­gla­ter­ra.

Do­min­go, no en­tan­to, di­an­te da Fran­ça, a Croá­cia es­tá dis­pos­ta a jo­gar o “tu­do ou na­da” pe­la con­cre­ti­za­ção dos seus so­nhos. Ape­sar de já ter con­se­gui­do fa­zer his­tó­ria nes­te Mun­di­al, al­can­çan­do o me­lhor re­gis­to de sem­pre, que foi che­gar a fi­nal, os cro­a­tas acre­di­tam que, quem al­can­ça es­te pa­ta­mar, po­de me­re­cer o “céu”.

Os cro­a­tas ain­da não di­ge­ri­ram a der­ro­ta aver­ba­da fren­te aos fran­ce­ses no Mun­di­al de 1998

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.