DANI PEDROSA ANUNCIA APOSENTAÇÃO PA­RA O FIM DA TEM­PO­RA­DA.

Es­pa­nhol con­quis­tou 54 vi­tó­ri­as e três tí­tu­los mun­di­ais em 18 anos

Jornal dos Desportos - - PORTADA -

Oes­pa­nhol Dani Pedrosa anun­ci­ou na quin­ta-fei­ra, du­ran­te uma con­fe­rên­cia de im­pren­sa pré­via da eta­pa da Ale­ma­nha, que vai apo­sen­tar-se da MotoGP, no fi­nal da tem­po­ra­da. O pi­lo­to tri­cam­peão mun­di­al, ac­tu­al­men­te na Hon­da, dei­xa a ca­te­go­ria após 18 anos.

"No pró­xi­mo ano, não vou dis­pu­tar o cam­pe­o­na­to. Vou fi­na­li­zar a mi­nha car­rei­ra na MotoGP, nes­ta tem­po­ra­da. Pen­sei à res­pei­to, du­ran­te um lon­go tem­po. É uma de­ci­são di­fí­cil, por­que es­se é o des­por­to que eu amo. Ape­sar de re­ce­ber bo­as pro­pos­tas pa­ra con­ti­nu­ar a com­pe­tir, sin­to que não es­tou a vi­ver a cor­ri­da com a mes­ma in­ten­si­da­de de an­tes. Sei, tam­bém, que ho­je há di­fe­ren­tes pri­o­ri­da­des na mi­nha vi­da", afir­mou o es­pa­nhol.

Pedrosa é o ter­cei­ro pi­lo­to que mais su­biu ao pó­dio, na his­tó­ria da com­pe­ti­ção. No to­tal, fo­ram 54 vi­tó­ri­as e três tí­tu­los mun­di­ais. "Foi in­crí­vel cor­rer por uma equi­pa tão im­por­tan­te, com tan­tos adep­tos. Con­se­gui re­sul­ta­dos que não es­pe­ra­va, es­tou mui­to, mui­to or­gu­lho­so dis­so tu­do", afir­mou.

Ac­tu­al­men­te, o pi­lo­to ocu­pa a 12ª po­si­ção no cam­pe­o­na­to, ti­nha a pos­si­bi­li­da­de de con­ti­nu­ar na MotoGP. Uma das pro­pos­tas que re­ce­beu, foi de uma no­va es­cu­de­ria que vai en­trar no pró­xi­mo ano, na com­pe­ti­ção da pe­tro­lí­fe­ra Ma­lá­sia Pe­tro­nas, que vai ter mo­to­res Ya­maha.

En­tre­tan­to, Pedrosa en­ten­deu que o "ho­nes­to e hon­ra­do é pa­rar".

Pedrosa con­quis­tou o pri­mei­ro tí­tu­lo mun­di­al, nas mo­tos de 125 ci­lin­dra­das, em 2003. Em sequên­cia, nas de 250 ci­lin­dra­das, tor­nou-se bi­cam­peão em 2004 e 2005.

Na Hon­da, des­de 2006, não che­gou a re­pe­tir os fei­tos e dei­xa a equi­pa sem tí­tu­los. O che­fe da MotoGP, Car­me­lo Ez­pe­le­ta, in­for­mou que Pedrosa é con­si­de­ra­do uma das len­das da ca­te­go­ria, pas­sa a ter o no­me pre­sen­te no "Hall da Fa­ma" ao tér­mi­no do ano.

Em Ju­nho, a Hon­da anun­ci­ou a saí­da de Dani Pedrosa, no fi­nal da tem­po­ra­da. A equi­pa con­fir­mou o es­pa­nhol Jor­ge Lo­ren­zo, co­mo o seu subs­ti­tu­to. Lo­ren­zo dei­xa a Du­ca­ti ao fim de 2018, pa­ra jun­tar-se a ou­tro es­pa­nhol na Hon­da, Marc Már­quez, ac­tu­al bi­cam­peão e de­ten­tor de qua­tro tí­tu­los na MotoGP.

GIUSEPPE CACACE | AFP

Dani Pedrosa é o ter­cei­ro pi­lo­to que mais al­can­çou o pó­dio na his­tó­ria da com­pe­ti­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.