AN­GO­LA GA­NHA NO­VOS TREI­NA­DO­RES

Os ex-mo­ni­to­res Alai­ne Bap­tis­ta e Je­sus La­mei­ra ter­mi­na­ram a for­ma­ção de ní­vel um no qua­dro de hon­ra

Jornal dos Desportos - - PORTADA - PE­DRO FUTA

Mais de vin­te mo­ni­to­res re­ce­be­ram sá­ba­do, no Cen­tro de Im­pren­sa Aní­bal de Me­lo, di­plo­mas de trei­na­do­res de ní­vel um no fi­nal do cur­so mi­nis­tra­do pe­la As­so­ci­a­ção In­ter­na­ci­o­nal de Fe­de­ra­ções de Atle­tis­mo (IAAF). O cur­so, com a du­ra­ção de du­as se­ma­nas, te­ve co­mo pre­lec­to­res o por­tu­guês Daniel Le­an­dro e a ca­bo­ver­di­a­na Glen­da Agui­lar. Em de­cla­ra­ções ao Jor­nal dos

Des­por­tos, Daniel Le­an­dro con­si­de­rou o cur­so po­si­ti­vo.

"O ba­lan­ço é po­si­ti­vo. Os 24 for­man­dos apro­va­ram com su­ces­so e al­guns trei­na­do­res es­tão ha­bi­li­ta­dos a par­ti­ci­par do cur­so de ní­vel dois", dis­se.

O pre­lec­tor ci­tou Alai­ne Bap­tis­ta e Je­sus La­mei­ra co­mo os que ti­ve­ram o me­lhor apro­vei­ta­men­to.

"Os for­man­dos Alai­ne Bap­tis­ta e Je­sus La­mei­ra, am­bos da pro­vín­cia de Lu­an­da, ti­ve­ram o me­lhor apro­vei­ta­men­to e es­tão ha­bi­li­ta­dos a par­ti­ci­par do cur­so de ní­vel dois" fri­sou.

O se­cre­tá­rio de Es­ta­do pa­ra a Po­lí­ti­ca Des­por­ti­va, Car­los Al­mei­da, con­gra­tu­lou a IAAF e a Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Atle­tis­mo pe­la ini­ci­a­ti­va.

"Con­gra­tu­lo a Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Atle­tis­mo e a IAAF pe­la ini­ci­a­ti­va que ti­ve­ram em for­mar no­vos trei­na­do­res e ma­te­ri­a­li­zar o ob­jec­ti­vo do Es­ta­do que é apos­tar na for­ma­ção dos agen­tes des­por­ti­vos", en­fa­ti­zou.

O se­cre­tá­rio de Es­ta­do dis­se que o Exe­cu­ti­vo jun­to dos par­cei­ros di­rec­tos apos­tam na for­ma­ção e na cons­tru­ção de in­fra­es­tru­tu­ras des­por­ti­vas.

"O Exe­cu­ti­vo, no seu Pla­no Na­ci­o­nal de De­sen­vol­vi­men­to 2018-2022, apos­ta na for­ma­ção, cons­tru­ção de in­fra-es­tru­tu­ras e a dis­po­ni­bi­li­za­ção do ma­te­ri­al des­por­ti­vo em to­do o país. Is­so vai con­cor­rer pa­ra a mas­si­fi­ca­ção do des­por­to e só se­rá pos­sí­vel jun­to dos nos­sos par­cei­ros di­rec­tos, mor­men­te, as Fe­de­ra­ções Na­ci­o­nais", dis­se.

O go­ver­nan­te pe­diu aos for­man­dos a co­lo­ca­rem em prá­ti­ca tu­do que apren­de­ram no cur­so.

"Pe­ço aos no­vos trei­na­do­res a co­lo­ca­rem em prá­ti­ca tu­do aqui­lo que apren­de­ram. A for­ma­ção faz par­te dos pi­la­res es­tru­tu­ran­tes pa­ra ter­mos um des­por­to sus­ten­tá­vel", de­fen­deu.

A pro­vín­cia do Cu­ne­ne tem, pe­la pri­mei­ra vez, um trei­na­dor de ní­vel um, de­pois de 43 anos de in­de­pen­dên­cia na­ci­o­nal. Tra­ta­se de Agui­nal­do Xa­vi­er. O jo­vem trei­na­dor mos­trou-se re­go­zi­ja­do em par­ti­ci­par da for­ma­ção e pro­me­teu con­tri­buir no cres­ci­men­to do atle­tis­mo na sua cir­cuns­cri­ção.

"Es­tou fe­liz em par­ti­ci­par do cur­so. Por ser o pri­mei­ro trei­na­dor com for­ma­ção de ní­vel um, vou co­lo­car em prá­ti­ca tu­do o que apren­di e fa­zer com que o atle­tis­mo cres­ça na mi­nha pro­vín­cia", pro­me­teu.

O me­lhor alu­no do cur­so, Alai­ne Bap­tis­ta, pro­me­te tra­ba­lhar no mu­ni­cí­pio de Vi­a­na em Lu­an­da.

"Te­mos o cam­po do Olim­pá­fri­ca. Em­bo­ra se­ja pe­la­do, va­mos apro­vei­tá-lo pa­ra tra­ba­lhar com os re­cur­sos hu­ma­nos exis­ten­tes", fri­sou o tam­bém atle­ta do Petro de Lu­an­da.

João So­la, trei­na­dor que veio da pro­vín­cia do Uí­ge, agra­de­ceu a Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Atle­tis­mo e ao go­ver­no das ter­ras do ca­fé.

"Agra­de­ço a Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Atle­tis­mo e ao go­ver­na­dor Pin­da Simão por te­rem cus­te­a­do a mi­nha des­lo­ca­ção a Lu­an­da pa­ra fa­zer o cur­so. A As­so­ci­a­ção Provincial de Atle­tis­mo do Uí­ge es­tá a cri­ar as con­di­ções pa­ra a prá­ti­ca do atle­tis­mo na­que­la re­gião", dis­se.

Par­ti­ci­pa­ram do cur­so 24 mo­ni­to­res das pro­vín­ci­as do Zai­re, Huí­la, Na­mi­be, Lun­da-Sul, Lun­da-Nor­te, Lu­an­da, Ma­lan­je, Cu­an­za-Sul, Ben­gue­la, Bié, Cu­an­za-Nor­te, Cu­ne­ne, Hu­am­bo, Uí­ge e Ca­bin­da.

A ac­ção for­ma­ti­va com con­teú­dos teó­ri­co-prá­ti­cos de­cor­reu no Es­tá­dio dos Co­quei­ros en­tre 20 a 31 de Agos­to e en­qua­dra-se no âm­bi­to das res­pon­sa­bi­li­da­des e das ac­ti­vi­da­des do ci­clo Olím­pi­co 2016-2020 da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Atle­tis­mo.

“O Exe­cu­ti­vo, no seu Pla­no Na­ci­o­nal de De­sen­vol­vi­men­to 2018-2022, cons­ta a apos­ta na for­ma­ção, cons­tru­ção de in­fra­es­tru­tu­ras e a dis­po­ni­bi­li­za­ção do ma­te­ri­al des­por­ti­vo em to­do o país”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.