FRUSTRA EX­PEC­TA­TI­VAS DA ACA­DÉ­MI­CA NO GI­RA­BO­LA

Jornal dos Desportos - - PORTADA - JG

O Jor­nal dos Des­por­tos sa­be, que du­ran­te um en­con­tro man­ti­do com a di­rec­ção da Esso, Ex­plo­ra­ti­on -Angola, pa­tro­ci­na­do­ra ofi­ci­al da Aca­dé­mi­ca Petróleos do Lobito, fi­cou acor­da­do que a li­de­ran­ça do gré­mio lo­bi­tan­ga de­via apre­sen­tar em tem­po re­cord um relatório de pres­ta­ção de con­tas, do exer­cí­cio de 2017. Os va­lo­res, em ques­tão, es­ta­vam ava­li­a­dos em cer­ca de 130 mi­lhões de kwan­zas.

No en­tan­to, cum­pri­das as re­co­men­da­ções avan­ça­das no re­fe­ri­do en­con­tro, a Esso con­ti­nua he­si­tan­te, pa­ra de­ses­pe­ro da di­rec­ção da Aca­dé­mi­ca, que ape­sar de tu­do, ain­da acre­di­ta na boa-fé e na ido­nei­da­de das pes­so­as en­vol­vi­das no pro­ces­so.

“Há ga­ran­ti­as de que tão lo­go se­ja pos­sí­vel, o di­nhei­ro po­de cair na con­ta do clu­be”, as­se­gu­rou o pre­si­den­te Luís Bor­ges, que re­co­nhe­ce não ser obri­ga­ção ju­rí­di­ca da So­nan­gol, E.P., apoi­ar os clu­bes des­por­ti­vos. “É pre­ci­so es­tar­mos pre­pa­ra­dos, por­que nos pró­xi­mos tem­pos, as coi­sas po­dem pi­o­rar ain­da mais. Com es­tas re­for­mas que es­tão a ser ope­ra­das no ra­mo pe­tro­lí­fe­ro, tu­do in­di­ca que a So­nan­gol vai re­du­zir subs­tan­ci­al­men­te os apoi­os às ac­ções so­ci­ais, das quais es­ta­mos in­clu­sos.

Não se sa­be o que vem de­pois des­tas re­for­mas. Há que se ajei­tar pa­ra o pi­or”, pre­ve­niu. A Aca­dé­mi­ca do Lobito agen­dou pa­ra o dia 15 do cor­ren­te, com os ha­bi­tu­ais exa­mes mé­di­cos, a aber­tu­ra da épo­ca de 2018/2019.

Na alu­di­da reu­nião fo­ram aflo­ra­dos problemas di­ver­sos, que ex­tra­va­sa­ram o ob­jec­ti­vo da reu­nião, que co­lo­cou a di­rec­ção em si­tu­a­ção in­có­mo­da.

Pa­ra além de re­cla­ma­rem por oi­to me­ses de sa­lá­ri­os, um gru­po de fun­ci­o­ná­ri­os ad­mi­nis­tra­ti­vos apro­vei­tou o mo­men­to pa­ra ma­ni­fes­tar-se apre­en­si­vo, fa­ce à re­gu­la­ri­za­ção dos seus pro­ces­sos do­cu­men­tais, no Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Se­gu­ran­ça So­ci­al.

Sem pre­ci­sar a da­ta, o pre­si­den­te da Aca­dé­mi­ca do Lobito, Luís Bor­ges, sus­ten­tou que es­te é um ou­tro de­sa­fio que a sua di­rec­ção ten­ci­o­na ul­tra­pas­sar nos pró­xi­mos tem­pos. “Es­ta­mos a tra­ba­lhar pa­ra cor­ri­gir a fa­lha que her­dá­mos das an­te­ri­o­res di­rec­ções.

Re­co­nhe­ce­mos que al­guns fun­ci­o­ná­ri­os es­tão em ida­de de re­for­ma. Pre­ci­sam de des­can­sar e usu­fruir das be­nes­ses daí re­sul­tan­tes, in­fe­liz­men­te não po­dem fa­zê-lo, por­que lhe fo­ram ne­ga­dos tal di­rei­to. Po­dem crer, o pro­ble­ma es­tá a ser re­sol­vi­do e es­pe­ro que se­ja­mos bem-su­ce­di­dos”, ga­ran­tiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.