Com a Es­pa­nha

Jornal dos Desportos - - INTERNACIONAL -

A"Ue­fa Na­ti­ons Le­a­gue" deu o pon­ta­pé de saí­da, na quin­ta-fei­ra, com o em­pa­te nu­lo en­tre Ale­ma­nha e Fran­ça, para o Gru­po A. On­tem, jo­ga­ram a Itá­lia e a Po­ló­nia para o Gru­po 3 e ho­je a pro­va re­ser­va os en­con­tros en­tre Suí­ça e Is­lân­dia e o es­cal­dan­te In­gla­ter­ra-Es­pa­nha, res­pec­ti­va­men­te para os Gru­pos 2 e 4.

A no­va pro­va eu­ro­peia co­me­ça com ares ami­gá­veis, mas a lon­go pra­zo po­de subs­ti­tuir as eli­mi­na­tó­ri­as para o Cam­pe­o­na­to Mun­di­al e para o Eu­ro.

Nes­ta fa­se, to­dos os 55 mem­bros da UE­FA fa­zem par­te de uma enor­me com­pe­ti­ção, di­vi­di­da em qua­tro li­gas (A, B, C, D), ca­da com­por­ta qua­tro gru­pos (1, 2, 3, 4).

A “Li­ga A” é com­pos­ta pe­las 12 me­lho­res se­lec­ções, de acor­do com o ra­king no mo­men­to da re­a­li­za­ção do sor­teio (Ja­nei­ro). A “Li­ga B”, as 12 se­guin­tes; na “Li­ga C”, fa­zem par­te as se­guin­tes 15 se­lec­ções na­ci­o­nais, en­quan­to a “Li­ga D” com­por­ta as 16 úl­ti­mas.

As li­gas “A” e “B” têm qua­tro gru­pos com três se­lec­ções ca­da. Na “Li­ga C”, o pri­mei­ro gru­po con­tém três se­lec­ções, en­quan­to os três res­tan­tes têm qua­tro se­lec­ções. A “Li­ga D”, con­ta com qua­tro se­lec­ções em ca­da um dos qua­tro gru­pos.

Os pri­mei­ros clas­si­fi­ca­dos dos gru­pos da “Li­ga A”, no Ve­rão eu­ro­peu de 2019, defrontam-se num qua­dran­gu­lar fi­nal, em que vai sair o cam­peão.

En­quan­to isso, aque­les que ter­mi­na­rem em úl­ti­mo nos seus gru­pos vão ser des­pro­mo­vi­dos para as li­gas in­fe­ri­o­res. Quem aca­bar em pri­mei­ro, na pró­xi­ma edi­ção, so­be de li­ga.

Por exem­plo: O gru­po 1 da “Li­ga A”, é for­ma­do por Ale­ma­nha, Fran­ça e Ho­lan­da. Su­pon­do que a Ale­ma­nha aca­be a pro­va em úl­ti­mo lu­gar do gru­po 1. Na pró­xi­ma “Ue­fa Na­ti­ons Le­a­gue”, por­tan­to, os ger­mâ­ni­cos dis­pu­ta­ri­am a “Li­ga B”.

As eli­mi­na­tó­ri­as para o Eu­ro2020 co­me­çam em Mar­ço de 2019 (nor­mal­men­te se­ria em Se­tem­bro 2018) e con­ti­nua nor­mal­men­te. Po­rém, a fa­se de "playoffs" mu­dou.

Ca­da se­lec­ção que fi­car em pri­mei­ro nos seus gru­pos da Li­ga das Na­ções, vai di­rec­to para os "playoffs", num to­tal de 16.

Se uma des­sas se­lec­ções já es­ti­ver qua­li­fi­ca­dos para o Eu­ro, a va­ga nos" playoffs" vai para o con­jun­to me­lhor clas­si­fi­ca­do na sua li­ga.

Ca­da li­ga vai ter o seu pró­prio "playoff", que vai ter uma mei­a­fi­nal (com dois jo­gos) e uma fi­nal úni­ca. O ven­ce­dor de ca­da fi­nal vai ao Eu­ro-2020.

A com­pe­ti­ção é com­pos­ta pe­los 55 paí­ses, mem­bros da UE­FA, a sa­ber:

Al­bâ­nia, An­dor­ra, Ar­mé­nia, Áus­tria, Azer­bai­jão, Bél­gi­ca, Bós­nia -Her­ze­go­vi­na, Bi­e­lor­rús­sia, Bul­gá­ria, Croá­cia, Chi­pre, Re­pú­bli­ca Che­ca, Di­na­mar­ca, In­gla­ter­ra, Es­pa­nha, Es­tó­nia, Fin­lân­dia, Fran­ça, Ilhas Fa­roe, Geór­gia, Ale­ma­nha, Gi­bral­tar, Gré­cia, Hun­gria, Re­pú­bli­ca da Ir­lan­da, Is­lân­dia, Is­ra­el, Itá­lia, Ca­za­quis­tão, Ko­so­vo, Li­e­ch­tens­tein, Li­tuâ­nia, Lu­xem­bur­go, Le­tó­nia, Mol­dá­via, Ma­ce­dó­nia, Mal­ta, Mon­te­ne­gro, Ho­lan­da, Ir­lan­da do Norte, No­ru­e­ga, Po­ló­nia, Por­tu­gal, Ro­mé­nia, Rús­sia, Es­có­cia, San Ma­ri­no, Ser­via, Suí­ça, Es­lo­vá­quia, Es­lo­vé­nia, Sué­cia, Tur­quia, Ucrâ­nia e Ga­les.

Os jo­gos da pri­mei­ra fa­se acon­te­cem en­tre Se­tem­bro e No­vem­bro. O sor­teio das fi­nais é em De­zem­bro. O qua­dran­gu­lar fi­nal é em Ju­nho de 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.