Cam­bin­da e Ber­nar­de­te Chi­va­va ven­cem cor­ta ma­to

Jornal dos Desportos - - MODALIDADES - GAUDÊNCIO HAMELAY, NO LU­BAN­GO

O cor­re­dor, Luís Cam­bin­da, de 16 anos, em re­pre­sen­ta­ção do Co­lé­gio nº1844, ao per­cor­rer a dis­tân­cia de 1 kms, em 3 mi­nu­tos, 18 se­gun­dos e 96 dé­ci­mas, sa­grou-se ven­ce­dor, em mas­cu­li­nos, da II edi­ção da cor­ri­da de cor­ta ma­to dis­pu­ta­do no fim-de­se­ma­na, no mu­ni­cí­pio do Ku­van­go, nu­ma pro­mo­ção do pro­jec­to Okuha­te­ka.

A se­gun­da po­si­ção cou­be ao atle­ta Ja­nuá­rio Nda­la, de 15 anos, da Es­co­la Pri­má­ria nº 119, ao cro­no­me­trar a mes­ma dis­tân­cia em 3 mi­nu­tos, 20 se­gun­dos e 65 dé­ci­mas, se­gui­do por Ta­deu Al­mei­da, de 14 anos, do Co­lé­gio nº1844, com o re­gis­to de 3 mi­nu­tos, 21 se­gun­dos e 84 dé­ci­mas. Em fe­mi­ni­no, o triun­fo sor­riu pa­ra Ber­nar­de­te Chi­va­va, 14 anos, do Co­lé­gio nº1844, com o tem­po de 3 mi­nu­tos, 37 se­gun­dos e 46 dé­ci­mas, se­cun­da­da por Dé­bo­ra Ju­li­a­na, 13 anos, da Es­co­la Damião 7 Ca­sa, ao cor­tar a me­ta em 3min57­seg84­dec. Ja­ne­te Cam­bin­da, de 13 anos, em re­pre­sen­ta­ção do Co­lé­gio nº1844, con­ten­tou-se, com o ter­cei­ro lu­gar, com 4 min02­seg47­dé­ci­mas.

Par­ti­ci­pa­ram des­ta ac­ti­vi­da­de que ser­viu igual­men­te pa­ra fes­te­jar os 134 anos da exis­tên­cia do mu­ni­cí­pio do Ku­van­go que dis­ta há mais de 300 km, à les­te da se­de da pro­vín­cia da Huí­la (Lu­ban­go), mais de 70 pe­ti­zes em am­bos os se­xos dos es­ca­lões de in­fan­tis, ju­ve­nis e ju­ni­o­res. Os três pri­mei­ros clas­si­fi­ca­dos em am­bos os se­xos, re­ce­be­ram no fi­nal, tro­féus e me­da­lhas. O co­or­de­na­dor téc­ni­co do pro­jec­to de mas­si­fi­ca­ção do atle­tis­mo Okuha­te­ka (Va­mos cor­rer), Ju­ka Fer­nan­des, as­se­gu­rou que a ac­ti­vi­da­de de­cor­reu sem so­bres­sal­to, o ul­tra­pas­sou as ex­pec­ta­ti­vas da or­ga­ni­za­ção. Anun­ci­ou que a pró­xi­ma ac­ti­vi­da­de acon­te­ce no pró­xi­mo mês de No­vem­bro com a re­a­li­za­ção do cam­pe­o­na­to pro­vin­ci­al de pis­ta com a par­ti­ci­pa­ção dos 14 mu­ni­cí­pi­os.

De acor­do com Ju­ka Fer­nan­des já fo­ram avi­sa­dos os pro­fes­so­res de edu­ca­ção fí­si­ca da­que­le mu­ni­cí­pio a não pa­ra­rem com o tra­ba­lho de­vi­do a re­a­li­za­ção do cam­pe­o­na­to pro­vin­ci­al em pis­ta no mês de No­vem­bro no Lu­ban­go. Ex­pli­cou que o pro­jec­to Okuha­te­ka li­de­ra­do pe­la an­ti­ga fun­dis­ta Ana Isa­bel, es­tá im­ple­men­ta­do nos 14 mu­ni­cí­pi­os da pro­vín­cia e com a dis­pu­ta da II edi­ção do cor­ta ma­to, cum­priu com mais uma eta­pa. “Qu­e­re­mos que da­qui há 2 aos 3 anos con­si­ga­mos des­co­brir ta­len­tos pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to da mo­da­li­da­de no país no ge­ral em na Huí­la em par­ti­cu­lar”, su­bli­nhou Ju­ka Fer­nan­des.

No en­tan­to, o mu­ni­cí­pio do Ku­van­go foi fun­da­do à 28 de Agos­to de 1884 e cha­mou-se de Vi­la “Ar­tur de Paiva”.

VIGAS DA PURIFICAÇÃO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.