WILL VOIGT PRE­TEN­DE ME­LHO­RAR PER­FOR­MAN­CE DO GRU­PO DE TRA­BA­LHO

Amis­to­so com a si­mi­lar do Egip­to acon­te­ce a 27 do mês em cur­so no Pa­vi­lhão do Ki­lam­ba

Jornal dos Desportos - - PORTADA - ME­LO CLEMENTE

Ose­lec­ci­o­na­dor na­ci­o­nal de basquetebol em se­ni­o­res mas­cu­li­no, Will Voigt, es­tá con­fi­an­te que a sua ra­pa­zi­a­da vai me­lho­rar sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te as per­cen­ta­gens, quer a cur­ta, quer a lon­ga dis­tân­cia, vi­san­do uma par­ti­ci­pa­ção exi­to­sa na quin­ta ja­ne­la de qu­a­li­fi­ca­ção zo­na afri­ca­na, pa­ra a fa­se fi­nal da dé­ci­ma oi­ta­va edi­ção da Co­pa do Mun­do da Re­pú­bli­ca Po­pu­lar da Chi­na, em 2019, pro­va a de­cor­rer de 30 do mês em cur­so a 02 de De­zem­bro pró­xi­mo, no Pa­vi­lhão Are­na do Ki­lam­ba, em Lu­an­da.

Com dois jo­gos de con­tro­lo re­a­li­za­dos até aqui, dos qua­tro pre­vis­tos, an­tes de en­trar em ce­na na quin­ta e der­ra­dei­ra ja­ne­la de qu­a­li­fi­ca­ção pa­ra o Mun­di­al do con­ti­nen­te asiá­ti­co, o nor­te­a­me­ri­ca­no ao ser­vi­ço do cin­co na­ci­o­nal, mos­trou-se satisfeito com o desempenho dos de­zas­se­te (17) jo­ga­do­res que tra­ba­lham nes­ta al­tu­ra a to­do gás, no Pa­vi­lhão Are­na do Ki­lam­ba, no­vo qu­ar­tel-ge­ne­ral dos hen­de­ca­cam­peões afri­ca­nos.

O qu­ar­tel-ge­ne­ral da Pré-Se­lec­ção Na­ci­o­nal ti­nha si­do mon­ta­do, ini­ci­al­men­te, no Pa­vi­lhão Prin­ci­pal da Ci­da­de­la Des­por­ti­va.

Sem ain­da a in­te­gra­ção dos atle­tas que mi­li­tam na diás­po­ra, no­me­a­da­men­te, Car­los Mo­rais, do Mens Sa­na Si­e­na Bas­ket de Itá­lia, Leandro Conceição, do Sport Lis­boa e Ben­fi­ca, Jú­lio Afonso, do Club Ba­lon­ces­to Ti­zo­na Au­to­cid de Es­pa­nha e Ya­nick Mo­rei­ra, do Pa­ok da Gré­cia, o se­lec­ci­o­na­dor na­ci­o­nal tem sub­me­ti­do o gru­po a tra­ba­lhos bi-diá­ri­os, por for­mas a do­tar o cin­co na­ci­o­nal de mai­or rit­mo com­pe­ti­ti­vo.

“Fe­liz­men­te, os tra­ba­lhos de pre­pa­ra­ção têm de­cor­ri­do sem so­bres­sal­tos. O em­pe­nho dos jo­ga­do­res du­ran­te as ses­sões de trei­nos tem si­do to­tal, fac­to que nos dei­xa bas­tan­te satisfeito”, re­ve­lou o se­lec­ci­o­na­dor na­ci­o­nal.

En­tre­tan­to, os atle­tas que ac­tu­am no ve­lho con­ti­nen­te só po­de­rão es­tar dis­po­ní­veis a par­tir do dia 26 do mês em cur­so, de acor­do com Will Voigt, téc­ni­co que tem a mis­são de qua­li­fi­car o cin­co na­ci­o­nal pa­ra a fi­nal da Co­pa do Mun­do de 2019, com­pe­ti­ção que con­ta­rá com a par­ti­ci­pa­ção de 32 na­ções, con­tra 24 das an­te­ri­o­res edições.

“Por for­ça dos re­gu­la­men­tos, os atle­tas que mi­li­tam no es­tran­gei­ro só es­ta­rão dis­po­ní­veis a par­tir do dia 26 do mês em cur­so. Por­tan­to, creio que a che­ga­da dos mes­mos o gru­po es­ta­rá mais co­e­so”, al­vi­trou o téc­ni­co dos hen­de­ca­cam­peões afri­ca­nos da “bo­la ao ces­to”.

No pri­mei­ro jo­go de con­tro­lo re­a­li­za­do no pas­sa­do sábado, di­an­te do Atlé­ti­co Sport Avi­a­ção (ASA), os hen­de­ca­cam­peões afri­ca­nos, que pro­cu­ram a oi­ta­va pre­sen­ça na fa­se fi­nal de uma Co­pa do Mun­do, ven­ce­ram por 113-67.

On­tem, a Pré-Se­lec­ção Na­ci­o­nal de­fron­tou o Gru­po Des­por­ti­vo In­ter­clu­be, no Pa­vi­lhão Are­na do Ki­lam­ba, mas, até ao fe­cho da nos­sa edi­ção, des­co­nhe­cía­mos o re­sul­ta­do fi­nal.

Ape­sar dos re­sul­ta­dos não es­ta­rem em cau­sa, Will Voigt pre­ten­de for­mar um gru­po co­e­so, que se­ja ca­paz de fa­zer o ple­no, du­ran­te a dis­pu­ta da quin­ta ja­ne­la de qu­a­li­fi­ca­ção zo­na afri­ca­na pa­ra a fa­se fi­nal da Co­pa do Mun­do de 2019, com­pe­ti­ção a ser dis­pu­ta­da em oi­to ci­da­des da Re­pú­bli­ca Po­pu­lar da Chi­na, no­me­a­da­men­te, Nai­jing, Wuhan, Foshan, Shenzhen, Dong­guan, Gu­angzhou, Bei­jing e Shanghai.

O con­fron­to en­tre as se­lec­ções de An­go­la e do Egip­to acon­te­ce a 27 do mês em cur­so, no Pa­vi­lhão Are­na do Ki­lam­ba, na­que­le que se­rá o úl­ti­mo amis­to­so do cin­co na­ci­o­nal, an­tes de co­me­çar a com­pe­tir na quin­ta ja­ne­la de qu­a­li­fi­ca­ção zo­na afri­ca­na pa­ra a Co­pa do Mun­do, de­sa­fio que se­rá jo­ga­do a por­ta fe­cha­da.

A en­tra­da da quin­ta e der­ra­dei­ra ja­ne­la de qu­a­li­fi­ca­ção, os hen­de­ca­me­pões afri­ca­nos ocu­pam o se­gun­do lu­gar do Gru­po E, com 15 pon­tos, con­tra 18 da Tu­ní­sia, no pri­mei­ro lu­gar e já com o pas­se as­se­gu­ra­do pa­ra a fa­se fi­nal da Co­pa do Mun­do, que pe­la ter­cei­ra vez se­rá dis­pu­ta­da no con­ti­nen­te asiá­ti­co, de­pois da Fi­li­pi­nas e Ja­pão te­rem aco­lhi­do o re­fe­ri­do even­to. Egip­to e Mar­ro­cos es­tão nas po­si­ções ime­di­a­tas, am­bos com 14 pon­tos, ao pas­so que os Camarões e o Chad ocu­pam as úl­ti­mas du­as po­si­ções, am­bos com 12 pon­tos, res­pec­ti­va­men­te.

Du­ran­te a dis­pu­ta da quin­ta ja­ne­la de qu­a­li­fi­ca­ção zo­na afri­ca­na, a Se­lec­ção Na­ci­o­nal vai me­dir for­ças com as si­mi­la­res dos Camarões, Chad e Tu­ní­sia.

Seis se­lec­ções já es­tão apu­ra­das pa­ra a Co­pa do Mun­do da Re­pú­bli­ca Po­pu­lar da Chi­na, em 2019, de­sig­na­da­men­te, Re­pú­bli­ca Che­ca, Ale­ma­nha, Gré­cia, Li­tuâ­nia, Tu­ní­sia e Ni­gé­ria.

JO­SÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Se­lec­ci­o­na­dor na­ci­o­nal con­ti­nua a en­sai­ar as es­tra­té­gi­as pa­ra su­plan­tar os seus ad­ver­sá­ri­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.