ES­TÁ­DIO DA TUNDAVALA SEM SO­LU­ÇÃO IME­DI­A­TA

Es­tá­dio que aco­lheu jo­gos do CAN 2010 aguar­da pe­la co­lo­ca­ção do sis­te­ma de bom­ba­gem

Jornal dos Desportos - - PORTADA - GAUDÊNCIO HAMELAY, NO LUBANGO

Opro­ces­so de re­plan­tio da rel­va, pa­ra per­mi­tir dar uma no­va ima­gem ao Es­tá­dio Na­ci­o­nal Tundavala, es­tá con­di­ci­o­na­da à co­lo­ca­ção do no­vo sis­te­ma de bom­ba­gem de fu­ros de cap­ta­ção de água. A con­fir­ma­ção é do di­rec­tor pro­vin­ci­al do Ga­bi­ne­te de Cul­tu­ra, Tu­ris­mo, Ju­ven­tu­de e Des­por­tos da Huí­la, Os­val­do Lun­da, du­ran­te uma visita de cons­ta­ta­ção re­a­li­za­da, re­cen­te­men­te, à in­fra-es­tru­tu­ra ino­pe­ran­te há mais de três anos.

Os­val­do Lun­da con­si­de­rou de de­so­la­do­ra a ima­gem que o es­tá­dio apre­sen­ta ac­tu­al­men­te, daí a re­a­li­za­ção da visita à que­la im­po­nen­te in­fra-es­tru­tu­ra des­por­ti­va, des­de que foi no­me­a­do ao car­go de di­rec­tor pro­vin­ci­al do ga­bi­ne­te da Cul­tu­ra, Tu­ris­mo, Ju­ven­tu­de e Des­por­tos, pa­ra per­ce­ber exac­ta­men­te a es­sên­cia do gra­ve pro­ble­ma que apre­sen­ta o re­cin­to des­por­ti­vo.

“To­dos nós con­cor­da­mos que é de­so­la­dor a ima­gem que o Es­tá­dio Na­ci­o­nal da Tundavala apre­sen­ta. A nos­sa visita de tra­ba­lho foi com uma de­le­ga­ção da Em­pre­sa Na­ci­o­nal de Dis­tri­bui­ção de Ener­gia (ENDE) e ou­tra do Ga­bi­ne­te de In­fra-es­tru­tu­ra li­ga­do às Águas, pa­ra per­ce­ber­mos exac­ta­men­te a es­sên­cia do gra­ve pro­ble­ma que te­mos no es­tá­dio, que é o sis­te­ma de re­ga pa­ra o rel­va­do”, dis­se.

O no­vo "ho­mem for­te" do ga­bi­ne­te da Cul­tu­ra, Tu­ris­mo, Ju­ven­tu­de e Des­por­tos na pro­vín­cia da Huí­la, ad­mi­tiu que “a si­tu­a­ção pa­re­cia mui­to sim­ples, mas não é tão sim­ples quan­to is­so” e acres­cen­tou que a “si­tu­a­ção é gra­ve, mas é so­lu­ci­o­ná­vel”.

Ex­pli­cou exis­tir qua­tro fu­ros de re­ga que pre­ci­sam ser re­es­tru­tu­ra­dos, sen­do que um es­tá ino­pe­ran­te por ter fi­ca­do mui­to tem­po a céu aber­to. “Es­ta­mos a di­zer que nós te­mos 4 fu­ros que pre­ci­sam ser re­es­tru­tu­ra­dos. Um dos fu­ros es­tá ino­pe­ran­te, por­que fi­cou mui­to tem­po a céu aber­to e, in­fe­liz­men­te, os miú­dos en­che­ram o fu­ro de pe­dras. Mas os três ain­da fun­ci­o­nam e de­vem ser de­sas­so­re­a­dos.

Por is­so, de­ve ser co­lo­ca­do no­vo sis­te­ma de bom­ba­gem, pois o sis­te­ma que es­ta­va, en­con­tra-se ava­ri­a­do”, in­for­mou.

Os­val­do Lun­da ga­ran­tiu que vão vol­tar a co­lo­car o sis­te­ma da re­de pú­bli­ca, pa­ra ener­gia nes­ses sis­te­mas e mon­tar os dois no­vos ge­ra­do­res de mar­ca Gru­pel, com a ca­pa­ci­da­de pa­ra 45 CVA ca­da um, que há pou­co tem­po fo­ram ofe­re­ci­dos pe­la Di­rec­ção Re­gi­o­nal Sul da Em­pre­sa de Pro­du­ção de Ener­gia Eléc­tri­ca, PRODEL, uma en­ti­da­de tu­te­la­da pe­lo Mi­nis­té­rio da Ener­gia e Águas.

As­se­gu­rou que de­pois de se ul­tra­pas­sar es­ta fa­se, “po­de­re­mos pas­sar a fa­se de re­plan­tio da rel­va e dar en­tão uma no­va vi­da ao Es­tá­dio Na­ci­o­nal Tundavala”.

ARIMATEIA BAPTISTA |EDIÇÕES NOVEMBRO

In­fra-es­tru­tu­ra des­por­ti­va vai ter ener­gia do sis­te­ma de re­de pú­bli­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.