Fe­bre do fu­te­bol es­tá de vol­ta

Jornal dos Desportos - - OPINIÃO - SÉRGIO V.DI­AS

Ain­da num rit­mo bran­do, o Cam­pe­o­na­to de Fu­te­bol da I Di­vi­são, vul­go Girabola Zap, re­gres­sa aos vá­ri­os cam­pos dos país de­pois do in­ter­reg­no ve­ri­fi­ca­do nos úl­ti­mos di­as de­vi­do ao en­ga­ja­men­to da Se­lec­ção Na­ci­o­nal na cor­ri­da aos Ca­ma­rões-2019.

É por de­mais sa­bi­do que pe­lo fac­to de mui­tas das equi­pas que evo­lu­em nes­ta que é mai­or pro­va do fu­te­bol den­tro das nos­sas fron­tei­ras ce­de­rem jo­ga­do­res aos Pa­lan­cas Ne­gras não ha­ve­ria ou­tro re­cur­so se­não o da in­ter­rup­ção do cam­pe­o­na­to.

Tam­bém, cla­ro es­tá, que só com apoio de to­dos, de Ca­bin­da ao Cu­ne­ne e do Mar ao Les­ta, era pos­sí­vel fa­zer aque­le cor­dão de so­li­da­ri­e­da­de aos nos­sos bra­vos ra­pa­zes, que com a vi­tó­ria so­bre o Bur­ki­na Fa­so vi­ram re­an­cen­der as es­pe­ran­ças pa­ra a gran­de ci­mei­ra de fu­te­bol con­ti­nen­tal que pe­la pri­mei­ra vez acon­te­ce no mês de Ju­nho.

E, em­bo­ra não es­te­ja ain­da qua­li­fi­ca­da pa­ra o Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no das Na­ções (CAN) dos Ca­ma­rões, a vi­tó­ria so­bre os Ca­va­los bur­ki­na­bes, do­min­go úl­ti­mo, co­lo­ca a se­lec­ção de to­dos nós a três pon­tos da con­so­li­da­ção des­se de­si­de­ra­to.

À pas­sa­gem da quin­ta jor­na­da do Gru­po I, An­go­la só pre­ci­sa de ven­cer na des­lo­ca­ção a Ga­be­ro­ne, Botswa­na, a con­gé­ne­re lo­cal e ar­ru­mar em de­fi­ni­ti­vo a sua qu­a­li­fi­ca­ção ao CAN-2019, o que acon­te­cer se­rá a oi­ta­va vez no seu his­to­ri­al.

Con­ti­nhas fei­tas nes­ta sé­rie em que a Mau­ri­tâ­nia apa­re­ce a fa­zer his­tó­ria com a qu­a­li­fi­ca­ção iné­di­ta pa­ra uma Taça de Áfri­ca das Na­ções, An­go­la po­de até em­pa­tar ou mes­mo per­der na des­lo­ca­ção a Ga­be­ro­ne e ga­ran­tir a pre­sen­ça nos Ca­ma­rões.

Mas pa­ra is­so é im­por­tan­te que os “Mou­ra­bi­tou­nes” da Mau­ri­tâ­nia ga­nhem ou em­pa­tem no jo­go da der­ra­dei­ra jor­na­da do gru­po, em que se des­lo­cam a Ou­a­ga­dou­gou, re­du­to da se­lec­ção bur­ki­na­be. Os an­go­la­nos só pre­ci­sam ob­ter um re­sul­ta­do se­me­lhan­te ao dos bur­ki­na­bes na der­ra­dei­ra jor­na­da. É im­por­tan­te lem­brar, que An­go­la es­tre­ou-se em 1996 num CAN. Além da pre­sen­ça nes­ta edi­ção or­ga­ni­za­da pe­la Áfri­ca do Sul, es­te­ve ain­da nas do Bur­ki­na Fa­so (1998), Egip­to (2006), Gha­na (2008), An­go­la (2010), Ga­bão e Gui­né Equa­to­ri­al (2012) e no­va­men­te na Pá­tria de Nel­son Man­de­la (em 2013).

No­ves fo­ra a cam­pa­nha que An­go­la vem en­ce­tan­do pa­ra a cor­ri­da aos Ca­ma­rões, por cá a fe­bre do fu­te­bol nos vá­ri­os cam­pos re­a­tou quin­ta-fei­ra com a dis­pu­ta­da da ter­cei­ra ron­da do Girabola Zap, cu­jas olha­res dos adeptos es­ti­ve­ram pos­tos no Atlé­ti­co Sport Avi­a­ção (ASA) - 1º de Agos­to, o mais an­ti­go dér­bi do país, em que a vi­tó­ria sor­riu pa­ra os ac­tu­ais cam­peões em tí­tu­lo. E em­bo­ra, a pre­sen­te edi­ção do cam­pe­o­na­to re­gres­se à sua pri­mei­ra e com al­guns ca­sos à mis­tu­ra, a sua dis­pu­ta é fei­ta num cur­so nor­mal. Po­rém, aci­ma de tu­do es­tá a fe­bre do fu­te­bol que re­a­ta pa­ra a ale­gria dos pro­sé­li­tos da mo­da­li­da­de rai­nha. Nes­ta se­ma­na que se apres­ta a pas­sar pa­ra a his­tó­ria sal­ta ain­da à vis­ta a sus­pen­são de to­da ac­ti­vi­da­de pe­la Con­fe­de­ra­ção Afri­ca­na de Fu­te­bol (CAF) ao ár­bi­tro zam­bi­a­no Janny Si­kazwe, pe­la ver­go­nho­sa ac­tu­a­ção que te­ve no jo­go que di­tou o afas­ta­men­to do D'Agos­to, das mei­as-fi­nais da Li­ga do Clu­bes Cam­peões do con­ti­nen­te.

Os an­go­la­nos só pre­ci­sam ob­ter um re­sul­ta­do se­me­lhan­te ao dos bur­ki­na­bes na der­ra­dei­ra jor­na­da

No­ves fo­ra a cam­pa­nha que An­go­la vem en­ce­tan­do pa­ra a cor­ri­da aos Ca­ma­rões, por cá a fe­bre do fu­te­bol nos vá­ri­os cam­pos re­a­tou quin­ta-fei­ra com a dis­pu­ta­da da ter­cei­ra ron­da do Girabola Zap

Uma in­for­ma­ção vei­cu­la­da na edi­ção de ter­ça-fei­ra do jor­nal da Zâm­bia Daily Mail da con­ta co­mo cau­sa do afas­ta­men­to do juiz no jo­go que opôs o em­bai­xa­dor an­go­la­no a equi­pa do Es­pe­ran­ça de Tu­nis, na Tu­ní­sia, a “ar­bi­tra­gem ten­den­ci­o­so”, em cla­ro pre­juí­zo do con­jun­to do “rio se­co”. Janny Si­kazwe, que foi bem re­fe­ren­ci­a­do no Mun­di­al des­te ano na Rús­sia, ga­nho pe­la Fran­ça, che­fi­ou a equi­pa de ar­bi­tra­gem de que fez par­te tam­bém o as­sis­ten­te an­go­la­no Jel­son Emi­li­a­no dos San­tos.

Pa­ra lá dis­so, o 1º de Agos­to e Pe­tro de Lu­an­da, por si­nal as du­as equi­pas mais ti­tu­la­dos da mai­or pro­va do fu­te­bol na­ci­o­nal, com do­ze e quin­ze tro­féus ar­re­ba­ta­dos, já co­nhe­cem os seus ad­ver­sá­ri­os da pró­xi­ma épo­ca das Afro­ta­ças.

Os mi­li­ta­res de­fron­tam o AS Otôho do vi­zi­nho Con­go Braz­za­vil­le pa­ra a pri­mei­ra eli­mi­na­tó­ria de aces­so à fa­se de gru­pos da Li­ga dos Clu­bes Cam­peões Afri­ca­nos, ao pas­so que os tricolores me­dem for­ças na Taça CAF com o Opa­ra Uni­ted do Botswa­na. Os de­sa­fi­os da pri­mei­ra “mão” es­tão agen­da­dos pa­ra os di­as 27 e 28 des­te mês, no Es­tá­dio 11 de Novembro, em Lu­an­da, ao pas­so que nos da se­gun­da quer o cam­peão em tí­tu­lo an­go­la­no, quer o vi­ce-cam­peão des­lo­cam-se a Braz­za­vil­le e a Ga­be­ro­ne en­tre 4 e 5 de De­zem­bro. Con­tu­do, tal co­mo acon­te­ceu no mais an­ti­go dér­bi do país, em que o D’Agos­to po­de aqui­la­tar as su­as re­ais pa­ra o pri­mei­ro con­fron­to com o AS Otôho, o Pe­tro te­rá apro­vei­ta­do bem o jo­go com a es­tre­an­te equi­pa do Sau­ri­mo FC da Lun­da Sul.

A equi­pa do “rio se­co” que es­te­ve mui­to per­to de che­gar a fi­nal iné­di­ta da “Cham­pi­on Le­a­gue”, po­de cru­zar na se­gun­da eli­mi­na­tó­ria com CNAPS FC do Ma­da­gás­car ou com o FC Pla­ti­nium do Zim­babwe. Os pe­tro­lí­fe­ros, por seu tur­no, que na edi­ção pas­sa­da ti­ve­ram uma pres­ta­ção abai­xo de de­se­ja­do, vão pro­cu­rar ir o mais lon­ge pos­sí­vel na pro­va que vi­sa ob­ten­ção da Taça Nel­son Man­de­la. Mas a an­te­ce­der os jo­gos das Afro­ta­ças, te­mos nes­te sá­ba­do e do­min­go o com­ple­men­to da ter­cei­ra ron­da do Girabola...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.