LEWIS HA­MIL­TON

PASSEIA CLAS­SE EM ABU DHABI

Jornal dos Desportos - - PORTADA - ALTINO VI­EI­RA DI­AS

Ocam­pe­o­na­to de Fór­mu­la 1 che­gou on­tem ao fim, com a dis­pu­ta da 21ª cor­ri­da do cam­pe­o­na­to, re­a­li­za­da nos Emi­ra­tos Ára­bes Uni­dos, em Abu Dhabi. Di­fe­ren­te de Ha­mil­ton, os pi­lo­tos Bot­tas (Mer­ce­des), Vet­tel e Raik­ko­nen (Fer­ra­ri), Ric­ci­ar­do e Vers­tap­pen (Red Bull), Hul­ken­ger e Sainz (Re­nault), Pé­rez e Ocon (For­ce In­dia), Le­clerc e Erics­son (Sau­ber), Gasly e Har­tley (To­ro Ros­so), Stroll e Si­roth­kin (Wil­li­ams) de­se­ja­vam um lu­gar su­pe­ri­or ou me­lhor ao do Gran­de Pré­mio do Bra­sil.

Lewis Ha­mil­ton foi o gran­de ven­ce­dor do Gran­de Pré­mio Abu Dhabi. Na partida, o GP de Yas Ma­ri­na foi bom, sem ne­nhum to­que en­tre os pi­lo­tos. Os Mer­ce­des ar­ran­ca­ram bem, fe­cha­ram a por­ta aos Fer­ra­ris e es­tes aos Red Bull. Vers­tap­pen, na ten­ta­ti­va de ul­tra­pas­sar o seu co­le­ga Ric­ci­ar­do, perdeu vá­ri­os lu­ga­res. Na 1ª vol­ta, a cor­ri­da foi in­ter­rom­pi­da, de­vi­do ao to­que da ro­da di­an­tei­ra do carro de Gros­je­an ao de Hul­ken­ger, que fez com que es­te ca­po­tas­se, ori­gi­nan­do a en­tra­da do Sa­fety Car.

Com a re­ti­ra­da do Sa­fety Car vir­tu­al e o rei­ní­cio da cor­ri­da na 4º vol­ta, hou­ve uma sé­rie de mu­dan­ças de lu­gar: Le­clerc e Vers­tap­pen vol­ta­ram à car­ga e ul­tra­pas­sa­ram Raik­ko­nen e Pé­rez. Na 7ª vol­ta, hou­ve mais uma ou­tra en­tra­da de Sa­fety Car, pe­lo fac­to do carro de Raik­ko­nen en­tre­gar a “al­ma ao cri­a­dor” na rec­ta da meta, des­pe­din­do-se da Fer­ra­ri de ma­nei­ra in­gló­ria. A en­tra­da des­te se­gun­do Sa­fety Car, foi bem apro­vei­ta­da por Ha­mil­ton, que foi às bo­xes, pa­ra mudar os pneus, cain­do pa­ra a 5ª po­si­ção. Mas de­vi­do à pa­ra­gem dos res­tan­tes pi­lo­tos (nas bo­xes), Ha­mil­ton re­gres­sou à pri­mei­ra po­si­ção.

O Gran­de Pré­mio de Abu Dhabi fi­cou com a se­guin­te clas­si­fi­ca­ção: Ha­mil­ton em pri­mei­ro, se­gui­do de Vet­tel e Vers­tap­pen, res­pec­ti­va­men­te. Com es­te re­sul­ta­do, Ha­mil­ton tor­na-se no mai­or ven­ce­dor des­te gran­de pré­mio com 4 vi­tó­ri­as e a Fer­ra­ri per­de a sua no­na ten­ta­ti­va de ven­cer em Abu Dhabi, já que nun­ca ven­ceu em Yas Ma­ri­na. Os pon­tos crí­ti­cos da cor­ri­da foram o ca­po­ta­men­to de Hul­ken­berg, a ul­tra­pas­sa­gem de Vers­tap­pen e Ric­ci­ar­do a Bot­tas (o que fez com que es­te úl­ti­mo não con­se­guis­se che­gar ao 3º lu­gar no cam­pe­o­na­to e ain­da per­des­se o pos­to ‘4º’) e as de­sis­tên­ci­as de Raik­ko­nen, Erics­son, Ocon e Gasly.

Nes­ta úl­ti­ma cor­ri­da do cam­pe­o­na­to de 2018, Fer­nan­do Alon­so des­pe­diu-se da Fór­mu­la 1. O espanhol vai cor­rer nou­tra mo­da­li­da­de no próximo ano. Alon­so foi cam­peão de 2005 e 2006, con­si­de­ra­do um dos me­lho­res pi­lo­tos de to­dos os tempos da Fór­mu­la 1, mas os úl­ti­mos qua­tro anos foram de­sas­tro­sos, pois não con­se­guiu ob­ter ne­nhum pó­dio, po­le e vitória. É ca­so pa­ra di­zer que, de­pois de anos de mui­to sucesso, Alon­so re­ti­ra-se da Fór­mu­la 1 de ma­nei­ra me­nos boa.

Al­guns fãs prog­nos­ti­cam que, em 2019, não vai ha­ver gran­de di­fe­ren­ça em re­la­ção a 2018, pois po­de­re­mos apenas ver mu­dan­ças de pi­lo­tos na lu­ta pe­lo tí­tu­lo, vis­to que Ha­mil­ton po­de dis­pu­tar apenas com um des­tes três: Vet­tel, Vers­tap­pen e Le­clerc.

Há qu­em ain­da acre­di­te que a dis­pu­ta po­de ser en­tre Vers­tap­pen e Le­clerc. Se­ria bom que Bot­tas e Gasly cor­res­pon­des­sem à ofer­ta de 2019, se­não po­de­re­mos ver mu­dan­ças de “cock­pits” já em 2019, mes­mo pa­ra qu­em tem contrato até 2020. Se­ria bom ter­mos Max ou Vet­tel no lu­gar de Bot­tas na Mer­ce­des (Bot­tas não es­tá a jus­ti­fi­car o carro que tem, pois não con­se­gue che­gar ao la­do de Ha­mil­ton e é sem­pre ba­ti­do por Vet­tel), ou Ha­mil­ton no lu­gar de Le­cLerc na Fer­ra­ri. Is­to se­ria uma ex­plo­são de lu­tas de ti­tãs, que po­de­ri­am tor­nar-se mo­nu­men­tais.

DR

Lewis Ha­mil­ton su­pe­rou a con­cor­rên­cia na épo­ca de 2018 que on­tem che­gou ao fim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.